Confira três estilos de louças para decorar sua mesa

O “fique em casa” certamente contribuiu para reacender a paixão de muitas pessoas pela mesa posta. Embora o isolamento social impeça as reuniões em família e entre amigos, preparar uma mesa bonita e bem arrumada para o marido e os filhos se tornou prazeroso, enriquecendo ainda mais a intimidade entre a família.

A mesa posta é a arte de organizar pratos, talheres e copos sobre a mesa para uma determinada refeição, que pode ser o café da manhã, brunch, almoço, café da tarde ou jantar.

Existem vários estilos de louças e porcelanas que podem ser utilizados em decoração de mesa posta. Neste post, vamos apresentar três estilos para deixar sua mesa ainda mais bonita e arrancar suspiros de seus convidados. Confira!

Provençal

O estilo provençal remete às belezas do Mar Mediterrâneo, com suas construções históricas, ruelas estreitas com casinhas amarelas, campos de lavanda e vinhedos centenários. A região de Provença, localizada no sudeste da França, é considerada uma das mais charmosas do mundo.

Baseado na simplicidade e com um toque de romantismo, o estilo provençal já é utilizado na decoração há bastante tempo, mas a sua chegada à mesa posta é recente. Tornou-se uma opção perfeita para servir amigos e família em casa, e também para festas e casamentos, unindo elegância com um ar campestre.

Versátil e facilmente incorporado de maneira discreta e harmoniosa, é possível compor a louça provençal com uma decoração mais rústica e neutra. A composição pode ter pratos rasos, fundos e de sobremesa, a depender do evento ou da celebração que se planeja.

Em festas de casamentos, a dica é usar a porcelana na cor branca, que confere luxo e elegância à celebração. Já em reuniões e festas em família e entre amigos, a louça provençal com estampadas florais e cores mais fortes é a melhor alternativa. O mais importante é alinhar, de forma simples, cada detalhe da decoração.

Portuguesa

Utilizada desde tempos antigos, tanto no dia a dia quanto na decoração, a porcelana portuguesa possui beleza tradicional e encanta por seu charme e característica estética única. Museus de todo o mundo possuem exemplares variados de porcelana portuguesa em suas coleções e catálogos.

A porcelana portuguesa tradicional é pintada à mão por meio de um minucioso e complexo trabalho de artesãos, dedicados e atentos aos mínimos detalhes. Geralmente, apresenta microdesenhos baseados em pássaros, ramos e folhagens, elementos muito utilizados em decoração.

Objetos como canecas e pratos de porcelana, baixelas, tigelas, travessas e utensílios do dia a dia tornam-se obras de arte da porcelana portuguesa para o mundo.

Na decoração, cria uma atmosfera de elegância e romantismo clássico, sendo ideal para a ambientação de espaços baseados nos estilos colonial, romântico, clássico, eclético e glamour.

As peças em porcelana portuguesa incrementam a estética das mesas de jantar, proporcionando uma excelente alternativa para transformar as refeições em momentos especiais. Pessoas que privilegiam bom gosto e elegância na composição dos seus ambientes fazem uso de produtos com esse estilo.

Orgânico

Criado por Frank Lloyd Wright, um dos arquitetos mais importantes do século XX, o design orgânico surgiu na década de 1930. O objetivo principal do conceito é usar a natureza como fonte de inspiração para deixar os ambientes menos artificiais, o que se tornou uma forte tendência de design.

Partindo da premissa de uma filosofia japonesa muito inspiradora, essa vertente busca a beleza no imperfeito, tendo se consolidado como um estilo expressivo ao apostar no uso de formas mais naturais.

Na decoração de mesas, o estilo orgânico privilegia louças e utilidades com muitas cores, a exemplo do roxo e do azul, que se destacaram nas principais feiras de 2019. O uso de cores incomuns, no entanto, é muito valorizado, casos de laranja e framboesa, que lembram o mel e o céu azul, respectivamente.

A monocromia também pode ser aplicada para quem gosta de receber bem as pessoas. A variação de tons de uma mesma cor ajuda a elaborar ambientes leves, divertidos e com muita personalidade.

X