Conheça a Osterbaum, árvore de Páscoa alemã

*Conteúdo atualizado em 06/03/2024

Uma das datas mais importantes do calendário cristão, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus. É um momento onde as pessoas ficam mais reflexivas em busca de renovação e cultivam sentimentos positivos como esperança e solidariedade.

Trata-se de um daqueles momentos perfeitos para as famílias e os amigos se reunirem para celebrar a vida e compartilhar.

De uma maneira geral, a Páscoa também é marcada por chocolate – mas muito chocolate mesmo! – e, claro, pela tradicional decoração com ovos e coelhinhos.

Mas engana-se quem pensa que a decoração pascal se resume a apenas estes itens. Você sabia que, assim como o Natal, a Páscoa também conta com uma árvore comemorativa? Pois é! Ela se chama Osterbaum!

Origem

A Osterbaum é um dos maiores símbolos da Páscoa para os alemães, juntamente com a tradição de se pintar ovos com tinturas naturais. Sua origem é pagã, uma vez que a data coincide com a chegada da primavera no hemisfério norte. Tornou-se comum, então, colorir e enfeitar galhos de árvores para celebrar o fim do frio.

Aos poucos a árvore de Páscoa passou a ser incorporada às comemorações religiosas e ganhou novos significados. A tradição se espalhou pelos imigrantes alemães mundo afora e Pomerode, cidade brasileira do estado catarinense, já chegou a ter a maior Osterbaum do mundo!

Significado cristão

A árvore de Páscoa é montada com um galho seco que simboliza a frieza e a morte de Jesus Cristo. Nesse galho são colocadas cascas de ovos coloridas que simbolizam a alegria da vida, representando assim a Ressureição. Já o ovo significa que há vida dentro dele e é dali que ela brota.

Como montar uma Osterbaum

A decoração e os rituais de Páscoa fazem parte do imaginário de crianças e adultos e, a cada ano, ganha novas versões, novos objetos e novos significados. Para alguns, a data está no almoço que reúne toda a família, para outros está em acordar pela manhã e olhar debaixo da cama para ver se o Coelhinho passou e deixou ovos de chocolate.

Se você quer montar a sua própria Osterbaum e comemorar o renascimento de Jesus, vamos te dar algumas dicas!

Comece guardando as casquinhas dos ovos para colorir próximo à data. O ideal é retirar o conteúdo do ovo através de um pequeno furo, assim as cascas ficam esteticamente mais bonitas. Lave-as e deixe secar de cabeça (furo) para baixo.

Pinte as cascas com tinta plástica ou de papel crepom. Uma boa ideia é desenhar e pintar símbolos religiosos ou itens marcantes da data para atrair as crianças.

A sua Osterbaum também pode contar com outros enfeites como laços, flores, coelhos de pelúcia, entre outros itens.

Originalmente, decora-se apenas na Sexta-feira Santa, colocando em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha. Ele fica exposto em local visível da casa e, no Domingo de Páscoa, é decorado com os ovos.

A Osterbaum pode ser retirada a partir do segundo domingo após a Páscoa.

Procurando fornecedores para o seu negócio de Festas e Confeitaria? Participe da Celebra Show!

A maior feira de negócios de artigos para celebrações, a Celebra Show, acontecerá entre os dias 26 e 29 de maio de 2024, no Expo Center Norte, em São Paulo, e reunirá mais de 190 expositores dos setores de Natal, Festas, Halloween, Eventos Sociais, Confeitaria, Balões e Parques. O evento é gratuito e voltado para lojistas com CNPJ ativo ou profissionais do setor que possam comprovar atuação. Visite a feira e fique por dentro de todas as novidades do mercado. Credencie-se aqui!

X