Pureza e simplicidade marcam o estilo campestre na decoração de ambientes

Pureza no ar, sons harmônicos e relaxantes da natureza como o barulho de um rio a correr e pássaros cantando a plenos pulmões. Ambiente rústico e repleto de espaços aconchegantes como uma rede na varanda ou um sofá espaçoso coberto por mantas.

Para onde você foi transportado quando leu o trecho acima?

Provavelmente imagina uma casa no campo ou uma chácara isolada… Aquele espaço onde toda a família se reúne aos fins de semana para desacelerar e deixar de lado o estresse da cidade grande.

E sabe qual estilo de decoração tem tudo a ver com essas sensações? O campestre! Ele é influenciado pelas casas de campo e tem forte inspiração na natureza e nos elementos naturais.

Mas, engana-se quem pensa que o estilo é aplicado apenas nas residências rurais. Cada vez mais as pessoas tentam levar para os seus lares urbanos a paz e o aconchego do campo. Por isso, o estilo campestre está presente em casas, apartamentos e até nos espaços corporativos da cidade grande.

É comum encontrar nos ambientes campestres materiais naturais, principalmente a madeira. É ela quem dá todo o charme ao estilo, marcando presença de forma maciça nos móveis.

Mas a madeira não se destaca sozinha, não! Materiais como ferro, pedras e tecidos também figuram bem nos ambientes. Ah, e não esqueçamos do piso terracota, das paredes de tijolinhos e das vigas de madeira aparentes (principalmente nos espaços com pé direito alto.

Muito parecido com o estilo rústico, o estilo campestre se diferencia por priorizar o conforto e o aconchego. Essas características são nítidas nos móveis com linhas simples que combinam tons claros como o branco, diferentemente das peças rústicas pesadas pela sua aparência desgastada pelos acabamentos em cera.

 

Cores

Quer aplicar as cores certas em um ambiente campestre? Aposte nos tons frescos! Branco, salmão, azul, verde e cinza são os mais indicados para paredes, roupas de cama e sofás, por exemplo.

Não deixe de fora as cores quentes: o vermelho, o laranja e os tons de madeira também fazem parte do estilo.

 

Flores

Por falar em cores, as flores frescas são indispensáveis na decoração campestre. Elas são utilizadas para dar um toque suave aos ambientes e rematar a decoração. Faça com que elas estejam presentes nos espaços mais diversos, até mesmo no banheiro.

Margaridas, girassóis, violetas, azaleias, hortênsias… Escolha as flores e plantas que mais gosta e deixe o ambiente bem perfumado. A decoração ficará mais alegre, cheia de vida e, claro, bastante colorida!

 

Listras

As listras também estão presentes no estilo campestre. Elas podem ser vistas em tapetes, cortinas ou mesmo em uma simples toalha de mesa. São uma excelente forma de conferir maior interesse a uma decoração mais neutra.

 

Móveis e objetos

Os móveis certamente estão entre os elementos que mais se destacam no estilo. Mesas, armários e aparadores de madeira, cadeiras de vime, baús e estantes de cordas facilmente se destacam nos ambientes.

Também é comum encontrar no estilo campestre móveis restaurados como cabeceiras de cama, mesinhas de centro, criado-mudo, entre outros. Após os devidos reparos e pintados conforme o bom gosto, eles dão espaço para combinações perfeitas com candeeiros, luminárias e vasos para flores, por exemplo.

As escadas de madeira também estão na moda e casam muito bem com o estilo campestre! Elas podem ser utilizadas no banheiro, na sala ou no quarto.

Ah, e não se esqueça dos cestos! Sejam de verga ou palma são detalhes perfeitos para uma decoração no estilo e podem ser utilizados para guardar revista ou mantas, por exemplo.

 

Originalidade

Tenha em mente que o estilo campestre é muito particular, afinal, podemos utilizá-lo de acordo com nossas referências de aconchego e bem-estar. Faça os ambientes espelharem o seu gosto e suas preferências, brincando com os padrões. Não hesite em ousar e até a próxima!

X