Conheça as principais cores para 2021

Ano após ano uma coisa é certa no mundo da decoração: as cores eleitas pelos principais institutos e empresas renomadas do segmento ditam a moda dos lançamentos de peças e coleções ao longo dos meses.

Dos banheiros às áreas externas, as tonalidades do ano são utilizadas sem moderação para decorar, inovar e transformar os ambientes.

As principais empresas do mundo da decoração já anunciaram suas cores que vão dominar esse universo em 2021. Preparados para saber quais são elas?

WSGN – A.I.Aqua

Vamos começar pelo azul futurista (A.I.Aqua), a aposta da especialista em previsão de tendências, a WSGN.

Em parceria com o Instituto Coloro, a empresa anunciou a cor, que tem forte tendência futurista e ressalta a importância crescente da tecnologia no cotidiano.

Esse crescimento deve se acentuar, especialmente após eventos marcantes no mundo tecnológico como a chegada do 5G.

Se mesmo antes da pandemia as pessoas já se conectavam cada vez mais, agora essa tendência vai se intensificar. Manter a distância física se tornou um dos maiores gestos de amor e carinho e, sendo assim, estar conectado o tempo todo é ainda mais importante.

Neste cenário em que o mundo online ganha força, a A.I.Aqua cai como uma luva.

PANTONE – Ultimate Gray e Illuminating

A Pantone anunciou duas cores para o próximo ano: o cinza Ultimate Gray e o amarelo Illuminating. A empresa levou em consideração o momento vivido em 2020, em que as pessoas estão reclusas em casa olhando e esperando por um futuro renovado.

Os tons, totalmente opostos, foram escolhidos intencionalmente para criar um equilíbrio entre força e otimismo, duas características vitais para o ano que se aproxima.

“A seleção de duas cores independentes destaca como diferentes elementos se unem para expressar uma mensagem de força e de esperança que é duradoura e edificante, transmitindo a ideia de que não se trata de uma cor ou de uma pessoa, mas de mais de uma”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, em um comunicado à imprensa.

A equipe da Pantone considerou que o cinza era um neutro popular já existente em muitos apartamentos e casas, reforçando suas qualidades resilientes. O Ultimate Gray traz uma sensação de força e representa algo duradouro e sólido como uma rocha.

Enquanto isso, o amarelo brilhante (Illuminating) traz um elemento diferente, o tão necessário otimismo. É como o sol, que traz alegria e positividade.

SUVINIL – Rosa Meia-Luz

Além de ditar tendências e inspirar profissionais da área, a cor do ano da Suvinil contribui para a reflexão sobre a importância da escolha de cores em um projeto.

Para 2021, a empresa aposta no Rosa Meia-Luz, cor inspirada no degradê do pôr-do-sol. A tonalidade imprime uma ligação entre sonhos e realidade, representando um lugar entre dois mundos. Dia e Noite, Céu e Terra, Antes e Depois, Real e Virtual…

Assim como ocorreu com a Pantone, a Suvinil se inspirou no momento de isolamento social vivido em todo o mundo.

“Em 2020, experienciou-se um momento que cessou essa engrenagem fluída e rápida que impulsiona o planeta Terra, fazendo com que a rotina fosse alterada e tivesse novo ritmo, distanciando pessoas e desmaterializando a sociedade, em um grande incentivo à reflexão e à adoção de novos modos de viver. Neste contexto desafiador, que demanda por transformação, a cor vem como um antídoto, a primeira escolha para iniciar um ciclo de mudanças”, disse a Suvinil em comunicado.

CORAL – Pedra Esculpida

Outra cor que vai figurar em projetos de decoração de norte a sul foi definida pela Coral, marca que atua no mercado nacional de tintas há mais de 50 anos. Ela anunciou o bege chamado Pedra Esculpida como cor do ano para 2021.

O tom terroso descrito como “neutro quente e natural” é uma cor “facilitadora e estabilizadora” que cria uma sensação de estabilidade, crescimento e potencial.

A cor foi escolhida por um time de especialistas, arquitetos e analistas de tendências. A conclusão do estudo foi que, com a pandemia, as pessoas estão reavaliando o que realmente tem importância e buscando mais qualidade de vida.

A Pedra Esculpida foi escolhida como a cor do ano de 2021 e remete à natureza e simplicidade, além de refletir o avanço do home office e das áreas de lazer dentro de casa, principalmente agora em tempos de isolamento social.

Qual a sua cor preferida para 2021? Fique ligado aqui no Blog da ABCasa que, em breve, vamos apresentar dicas de como utilizar as cores na decoração. Até lá!

X