Curso profissionalizante promovido pelo ABCasa Social e Fundação Julita já gera frutos para a comunidade

Desde fevereiro, o núcleo ABCasa Social, em parceria com a Fundação Julita, mantém um curso profissionalizante de assistente administrativo com foco no setor de artigos para casa e decoração. O treinamento é financiado pela ABCasa e ministrado pela Entidade, que surgiu há 67 anos, com o objetivo de ajudar a comunidade do Jardim São Luís, na capital paulista, atendendo cerca de 1.200 pessoas diariamente.

Durante cinco meses, 40 alunos, com faixa etária entre 16 e 23 anos, contam com aulas sobre e-commerce, logística, gestão de redes sociais, produção de eventos, atendimento ao cliente, oratória, entre outros temas, visando oferecer uma contribuição mais ampla para a capacitação profissional dos jovens.

Ao final do curso, cuja formatura acontecerá em julho, os participantes deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obter o certificado de participação.

“Pensamos em apresentar tópicos voltados para aquilo que nosso associado precisa. A ideia é dar oportunidade para esses jovens já saírem com emprego garantido e com a esperança de um futuro de sucesso”, afirma Cássio Berbari, associado da ABCasa e um dos coordenadores do ABCasa Social.

Um balanço realizado pela Fundação Julita aponta que o índice de evasão do curso é quase nulo e cerca de 70% dos alunos têm rendimento entre satisfatório, bom e ótimo. Um participante, inclusive, já foi contratado como assistente administrativo por um associado da ABCasa, a Sulamericana Fantasias.

O relatório apontou também que a principal evolução detectada entre os alunos foi o aperfeiçoamento da comunicação escrita. Temas como dicas de dress code, entrevista de emprego e currículo também foram destacados como importantes.

“No início, fiquei um pouco receoso, mas, com o tempo, a gente vai se soltando. Agora vamos entrar na fase do TCC, que é bem mais complicada, mas nada como o estudo e o tempo para se preparar”, disse o aluno Matheus Braga, 21 anos.

“O curso está sendo muito bom, pois consegui desenvolver uma boa escrita e, ao mesmo tempo, melhorar o modo de falar e de me comportar, tanto em uma entrevista quanto em uma empresa. Assim, ficarei bem preparado para o mercado de trabalho”, afirmou Daniel Borba Ruiz, de 20 anos, que também participa do treinamento.

“Estamos conduzindo dois projetos sociais, junto à Fundação Julita e ao Moradigna, e temos novas iniciativas chegando em breve. Nossa intenção é engajar cada vez mais nossos associados e parceiros nesses projetos, justamente para que tragam novas ideias. Vivemos numa sociedade de muita desigualdade social e acreditamos que são as iniciativas que mudam as perspectivas de vida das pessoas”, enfatiza Miryam Tolotto, gerente de Parcerias e Desenvolvimento da ABCasa.

X