Dicas e ações virtuais para vender mais no dia dos namorados
Confira dicas e ações virtuais para vender no dia dos namorados, uma das datas mais importantes para o varejo.
A empresa especializada em mensuração e análise do comércio eletrônico no país, Ebit | Nielsen, projeta alta de 6% nas vendas online no Dia dos Namorados para 2021. Esse já é um motivo e tanto para investir nas suas comunicações para essa data, mas as dicas que vamos dar a seguir poderão ser utilizadas em todo o calendário varejista.
Sugira presentes
Sua loja pode ter opções ótimas de presentes, mas seus clientes podem não estar vendo potencial no seu produto para essa data comemorativa. Para mudar isso, você precisa contextualizar seus produtos de forma sugestiva, mostrando para o consumidor como ele pode utilizá-lo como opção de presente e, assim, criar o desejo de compra.
Por exemplo: Se você tem uma loja de itens para mesa posta, como você pode fazer seu cliente enxergar valor nos seus produtos para o Dia dos Namorados? Você pode montar mesas ou espaços temáticos que encenam situações românticas, como um jantar. Mas lembre-se de trabalhar o ambiente para trazer a atmosfera da data. Se estamos falando em vender no Dia dos Namorados, trabalhe cores românticas e até o perfume da sua loja para que o cliente enxergue o seu produto dentro do contexto proposto.
E-mail marketing temático
Aqui vale trazer uma seleção completa dos produtos que sua loja mais aposta para a data. Faça essa seleção baseada nas experiências de compras anteriores, mas também aposte em novidades.
Tem uma base de e-mails segmentada? Então crie comunicações diferentes para cada público. O cliente que nunca comprou seus produtos precisa conhecer o que você tem para oferecer. Apresente seus sucessos de vendas e fale um pouco sobre os diferenciais da sua marca. Já para o cliente que faz compras frequentes com você pode se interessar mais em ver seus lançamentos.
Cross merchandising
Essa é uma técnica de marketing que tem como objetivo cruzar os produtos do ponto de venda, fazendo com que o cliente encontre o que precisa com mais facilidade. O Cross merchandising induz o consumo de outros produtos que fazem sentido com o item que o cliente está buscando, além de tornar a exposição dos objetos mais atrativa na loja.
Você pode (e deve) explorar o Cross merchandising não apenas para lojas físicas, mas também em lojas virtuais e nas redes sociais. Nesse caso, a composição das fotos é o que fará a diferença aqui. Para sites e lojas virtuais, é possível fazer uma seleção de produtos que conversam entre si ou têm uso conjunto. Fazer sugestões de compra de acordo com o que o consumidor colocou no carrinho também é uma opção.
Seu perfil no Instagram pode ser explorado como uma vitrine para os seus produtos. Programe as postagens seguindo o tom que a data comemorativa demanda. No caso do Dia dos Namorados, aposte em cores mais românticas como rosa, vermelho e lilás.
Feed do Instagram da Uatt?, associada ABCasa.
Mas lembre-se de entregar conteúdos além de produtos, como na próxima dica.
Envolva seu público
Divulgue seus produtos, mas também crie conteúdos sobre a data para gerar interesse e atrair potenciais clientes. Um perfil que não entrega conteúdo não envolve o usuário, fazendo com que ele perca o interesse a curto prazo. Traga dicas que contextualizam as peças e, caso combine com o tipo de comunicação da sua loja, faça brincadeiras. Tudo isso aproxima o consumidor da sua empresa.
Descontos e promoções
Para vender no Dia dos Namorados, é interessante explorar descontos para duplas (o clássico pague um, leve dois) essa estratégia pode até dobrar as chances de o cliente engajar.
Algumas opções:
- Oferecer entrega gratuita. O frete grátis é o tipo de desconto que mais atraem clientes, por isso sempre verifique a possibilidade de dar esse tipo de benefício.
- Desconto em produtos comprados juntos. Mas lembre-se de dar descontos reais, caso contrário o cliente vai se sentir enganado e você pode queimar a imagem da sua marca.
- Os produtos do kit precisam fazer sentido entre si, se complementarem.
Para decoração, você pode escolher um cômodo da casa como tema para montar o kit e oferecer utensílios para serem usados juntos ou nas mesmas ocasiões.
Você pode aplicar todas essas dicas em qualquer data comemorativa, basta fazer algumas adaptações.
E lembre-se: ações combinadas ficam ainda mais efetivas, complementam-se entre si e geram retorno a longo prazo, se bem executadas.