Mas, afinal, eSocial e Segurança do Trabalho ajudam ou atrapalham minha empresa?

Nas últimas semanas, ouvimos falar sobre mudanças, batizadas de “simplificações” ou “atualizações”, acerca de saúde e segurança do trabalho (SST) no Brasil, sendo ainda colocado em pauta o eSocial.

Em nosso artigo anterior, introduzimos o eSocial como ele é, ou seja, um SPED (sistema de escrituração digital) que auxiliará governo e empregador quanto ao fornecimento de informações sobre o cumprimento de obrigações trabalhistas. Mas isso é bom?

O empreendedor, ao iniciar sua jornada empresarial, passa a lidar com uma série constante e ininterrupta de desafios que o levam a trabalhar suas forças e fraquezas, investir em oportunidades e a entender e evitar ameaças ao seu negócio. Eventualmente, ele se torna também um empregador, o que significa que será acompanhado por colaboradores que partilharão, em diferentes níveis, experiências nessa mesma jornada.

Ao se falar em jornadas e experiências, torna-se impossível não relacionar tais palavras a um termo muito utilizado na atualidade e que, certamente, deve ser foco da sua atenção: customer experience.

Customer experience (ou CE) vai além do simples consumo do produto, pois significa oferecer uma experiência memorável aos seus clientes, do primeiro contato ao pós-venda. É preciso criar e manter uma cultura de valorização dos clientes, entender quem são e treinar sua equipe para oferecer excelência em todas as etapas do processo produtivo ou execução de serviço.

À primeira vista, no quesito qualidade, segurança do trabalho é sua grande aliada, pois planejar um processo de produção e/ou prestação de serviço de forma perfeita, notadamente, envolve a não ocorrência de “desvios”, como acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Mas por que parar por aí? O objetivo de empreender não está intimamente ligado a trilhar uma jornada que crie a história da sua marca? E isso não está ligado a vincular essa marca às palavras “excelência”, “qualidade”, “eficácia”, causando boas impressões a todos os seus stakeholders?

Colaboradores oferecem uma prestação de serviços de nível mais elevado quando são bem cuidados e sabem que seu empregador preza por sua saúde e integridade física. Dessa forma, promover ações de saúde e segurança no trabalho, que sejam eficazes e realmente preservem a melhor condição física do trabalhador, é um caminho positivo a se seguir. O eSocial é um meio de juntar informações que contenham esse histórico e enviá-las diretamente ao órgão fiscalizador, tendo o potencial de atestar que sua empresa está cumprindo suas obrigações.

Pense em como isso pode modificar o futuro, gerando melhores resultados e aplicando melhorias no ambiente de trabalho, fazendo com que colaboradores sejam mais engajados e satisfeitos. Tal situação tende a gerar melhores resultados na sua atividade-fim e, até mesmo, melhores argumentos e provas em fiscalizações pontuais ou ações trabalhistas.

Acreditamos que este é o caminho que leva à evolução do cenário brasileiro de SST. Se as metas nesse campo forem cumpridas, será possível obter um índice de resultados positivos que supere os custos, devido à viabilidade de se elaborar um relatório sólido, ação a ação, frequentemente alinhado com o dever legal. Isso tudo convertendo o histórico em apenas seis eventos (no caso de SST), que serão transmitidos a um SPED, procedimentos a serem detalhados nos próximos artigos.

Por Thiago Moreno – consultor QSMS-R, MAINP Solutions

LinkedIn – https://www.linkedin.com/in/thiagomoreno/

Site MAINP – https://mainp.com.br/

Participe da quinta edição da ABCasa Fair, sétima maior feira do mundo e maior da América Latina de artigos para casa e decoração. A feira será realizada de 16 a 20 de agosto de 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Se você está em busca de tendências e lançamentos do mundo todo reunidos em um só lugar, com a presença das maiores empresas do Brasil, faça seu credenciamento agora mesmo. Você evita filas e garante a melhor experiência de compra do setor, que vai mudar a história de vendas da sua loja. Marque na agenda e acesse o link para o credenciamento: http://www.abcasafair.com.br/

X