FecomercioSP lança ferramenta que projeta a tendência de faturamento de empresas do varejo nos próximos três meses

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lançou recentemente a ferramenta Projeta, que permite que o empresário faça uma estimativa da tendência do seu faturamento para os próximos três meses.

O programa, seguro e de baixo custo, é um modelo estatístico que, com base no histórico de comportamento de dados, traz ao empresário três projeções: de quanto as vendas de sua empresa tendem a crescer ou cair no período, como o ramo que ele atua reagirá e como será o comportamento total do varejo na região e no Estado de São Paulo.

De acordo com a assessoria econômica da Entidade, responsável pelo desenvolvimento do sistema, o Projeta foi criado com base em dados coletados pela Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PCCV), realizada pela Entidade de acordo com informações disponibilizadas pela Secretaria da Fazenda estadual (Sefaz/SP). A ferramenta usará os números colhidos a partir de 2009.

As informações da PCCV já são disponibilizadas mensalmente pela FecomercioSP a todos os varejistas do Estado. Entretanto, com a ferramenta, o varejista poderá projetar com um grau razoável de confiança a tendência para os próximos três meses.

Dessa forma, o empresário conseguirá ter mais condições de realizar o gerenciamento de seu nível de estoque, saber se deve comprar mais ou menos, se deve fazer algum tipo de promoção ou liquidação ou ajustar seu padrão de custos, por exemplo. Também terá mais facilidade em avaliar se precisa aumentar o seu quadro de pessoal e ainda poderá se atentar ao nível de endividamento.

Se a estimativa mostrar uma tendência de retração de consumo nos próximos meses, evidentemente o varejista poderá se antecipar e reduzir seu o de exposição nesses próximos três meses, avalia a FecomercioSP.

Como usar

O Projeta é uma ferramenta online que oferece praticidade ao empresário. Por meio de um site, o varejista deve cadastrar seus dados principais e inserir as informações dos seus últimos cinco anos de vendas, uma única vez. A partir daí, basta apenas que ele atualize a informação de vendas todos os meses, e uma nova projeção será disponibilizada.

Os dados e indicadores utilizados se baseiam nas informações obrigatórias que as empresas varejistas informam à Sefaz de forma coletiva, e não individualizada, o que garante o sigilo da informação. Além disso, a FecomercioSP ressalta que os dados informados pelo usuário dentro do sistema também serão mantidos em absoluto sigilo e usados apenas para essa estimativa.

Saiba mais e acesse a ferramenta em http://projeta.fecomercio.com.br/.

Participe da quarta edição da ABCasa Fair, sétima maior feira do mundo e maior da América Latina de artigos para casa e decoração. A feira será realizada de 21 a 25 de fevereiro de 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Se você está em busca de tendências e lançamentos do mundo todo reunidos em um só lugar, com a presença das maiores empresas do Brasil, faça seu credenciamento agora mesmo. Você evita filas e garante a melhor experiência de compra do setor, que vai mudar a história de vendas da sua loja. Marque na agenda e acesse o link para o credenciamento: https://abcasa.org.br/credenciamento

X