Novidades da CASACOR São Paulo ditam as tendências para banheiros no ano: inspire-se!
Banheiros com portas transparentes, obras de arte, iluminação natural, acessíveis, cheios de verde. Todos diferentes, repletos de design e boas ideias. Os profissionais da CASACOR São Paulo trouxeram para a mostra desse ano a beleza muito além das soluções arquitetônicas: inspiração foi a palavra-chave para os destaques da edição 2019. E, claro, separamos as novidades imperdíveis do 33º ano da mostra. Confira abaixo!
1 – Suíte Blush por Bruno Carvalho
Esse espaço é resultado da interpretação do designer para o tema da mostra, “Planeta Casa”. Nele, o público pode conferir um ambiente pontuado por um clima sensorial aconchegante, que proporciona funcionalidade e bem-estar para deleite da vida dos moradores. O destaque fica para sua sala de banho, com tons sóbrios e nuances que transitam entre preto, bege, cinza e rosé, criando uma composição leve e elegante.
2 – Atelier de Morar por Denise Barretto
Em seu projeto, a arquiteta desenvolveu um banheiro integrado ao dormir. A cuba de apoio redonda e a torneira de mesa, assinadas por Jader Almeida para a Deca, ficam apoiadas no bufê Constantin, da Artefacto, unindo conceitos na bancada de quarto. Na área de banho, o destaque é a banheira em preto e branco, com um incrível pocket garden ao fundo, trazendo a natureza para dentro do lar.
3 – Paredes Mágicas por Leo Romano
O arquiteto e designer goiano apresenta no ambiente Paredes Mágicas uma moradia que foge do convencional, mesclando fantasia e realidade a partir de um layout diferente: as protagonistas do décor são as caixas de MDF pintadas e empilhadas, que atuam como pequenos ambientes abrigando, respectivamente, cozinha, banheiro, quarto e duas saletas. Esse arranjo vertical permitiu aumentar a área construída, garantindo mais espaço e charme para o estar.
4 – Lite por Duda Porto
Já o banheiro do espaço em arquitetura modular Lite, que, inclusive, será transportado para a casa de veraneio de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, foi projetado como um canto especial para relaxamento. Além de contar com um SPA discreto também funciona como espelho d’água, o cômodo possui aberturas laterais em vidro e grande entrada de luz natural. O ambiente foi elaborado todo em madeira – tanto no forro, quanto nos painéis e piso – para trazer aconchego, com os ares rústicos de uma cabana. Uma parede verde e poltronas acolchoadas completam o clima.
5 – Banheiro Voyeur por Unik Arquitetura e Estúdio Aker
Já imaginou usar um banheiro cujas portas são transparentes? Este banheiro “Voyeur” tem cabines com fechamento em vidro cristalino. O mais interessante é que o espaço é funcional e pode ser usado por quem quiser: isso porque, quando a porta é fechada, o vidro se torna opaco, conferindo total privacidade tanto para quem está dentro, quanto para quem está do lado de fora da cabine. Para estimular ainda mais o usuário, as arquitetas usaram um recurso de trompe l’oeil – no fundo das cabines – com imagens em perspectiva para criar a ilusão de continuidade.
6 – 3 Elements por Bárbara Salles
Com um banheiro conceitual bem ousado e criativo, a arquiteta promete levar o público a um estado meditativo, com intuito de acionar o consciente e o inconsciente. Ao adentrar o ambiente, o visitante se depara com uma atmosfera lúdica: na forma de um ovo, a cabine toda preta e com luzes de led azuis completam a experiência sinestésica que lembra o útero materno. Com sons que estimulam percepções por meio de diversas sensações, este espaço estimula o bem-estar e contribui para o autoconhecimento.
7 -WC Linha por Trad Dalberto Arquitetura
As arquitetas Vanessa Trad e Nathalia Dalberto marcam presença nas inspirações com o projeto do WC Linha: com o objetivo de transformar um ambiente frio e impessoal em algo acolhedor e afetivo, as profissionais elegeram três cores-chave para o projeto: Joia da Coroa, Água Persa e Coral Oriental, tonalidades em referência ao fundo do mar e também a sensação de pertencimento. O projeto conta ainda com a intervenção artística da designer Mari Dabbur.
8 – Estúdio Plural por Fernando Piva
Instalado dentro de uma “caixa” revestida externamente por nobuck, o banheiro do Estúdio Plural de Fernando Piva prima pela praticidade e uso inteligente do espaço. O designer de interiores separou a pia do restante dos elementos, colocando-a entre os jardins de inverno. O porcelanato com padrão de granilite que está em todo o piso do estúdio, segue pelas paredes e a propria bancada. Dando uniformidade ao conceito. Para ajudar na sensação de amplitude, foi instalado um espelho no teto. Os metais e louças pretos (Deca) completaram o ambiente com sobriedade.
9 – Terraço Nohara por Lucas Takaoka
O projeto do banheiro de Lucas Takaoka conta com 20m² e traz um layout aberto, dividido em três box de banhos (todos unissex e PNE). As cubas do lavatório e um pequeno lounge montado a sua frente transitam em perfeita harmonia. O aconchego entra em cena mais uma vez, por meio da criação de um pergolado fechado, feito em estrutura de madeira pinus. Para contribuir com a iluminação do ambiente, as paredes e as portas dos banheiros receberam um tom claro. Nada como um banheiro bem iluminado para inspirar as manhãs!
10 – Dolce Villa Todeschini por Debora Aguiar
O banheiro do casal criado pela arquiteta para a mostra desse ano apresenta paredes em pedra bruta que brincam com profundidades e tamanhos diferentes, utilizando floreiras aéreas, colunas e jardins verticais. No centro do ambiente, um grande painel de espelho com uma TV embutida por trás. No mais, um mural com colunas em madeira de fundo e a banheira esculpida em mármore pousa sobre um grande tablado também em pedra, ladeada pelos jardins e chuveiros dispostos simetricamente.