“O significado do luxo mudou”, destacou Luiza Loyola, da WGSN, em palestra na ABCasa Fair

Luiza Loyola, gerente de contas e pesquisadora da WGSN, consultoria líder mundial em previsão de tendências, ministrou palestra sobre as novidades para o mercado de interiores aos visitantes da ABCasa Fair, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), no dia 18 de agosto.

A profissional destacou que a geração millennial, aquela localizada entre os 25 e 36 anos, está começando a consumir produtos para casa.

Luiza mencionou as 10 principais tendências desta comunidade, dando destaque para o fato de que, cada vez mais, os jovens deixam em segundo plano os projetos de compra da casa própria, valorizando mais o aluguel, o que acaba sendo refletido, também, nos produtos adquiridos.

“O significado de luxo mudou. Estamos caminhando para uma economia de experiência, uma época em que as pessoas têm flexibilidade e mobilidade maiores ao longo da vida. Então vamos precisar de soluções mais híbridas e adaptáveis”, explicou.

A especialista também deu dicas para os empreendedores se adequarem aos novos tempos. De acordo com a WGSN, as grandes tendências duram anos – ou até décadas – e identificá-las, juntamente com suas manifestações, com antecedência, antes que atinjam a massa, dá às empresas uma vantagem competitiva.

Dessa forma, as marcas precisam conectar os pontos das diversas influências e movimentos para identificar as macrotendências, filtrá-las de acordo com o seu DNA e inovar no tempo correto para o seu consumidor.

Confira algumas tendências apresentadas pela consultoria:

– As pessoas querem mostrar sua individualidade – o que os faz únicos. E isso vai se refletir muito no design de interiores e objetos de decoração na forma de personalização e customização;

– Saúde e bem-estar também são aspectos importantes, à medida que a casa se torna um templo de repouso e recuperação, mas também de muita interação social;

– A casa como santuário: plantas, velas e cristais para purificar ambientes, objetos decorativos feitos de materiais e cores relaxantes, principalmente nos quartos e banheiros;

– Marmitas, lancheiras e potinhos ganham mais espaço, em resposta ao movimento de nutrição saudável x economia de tempo. Além de práticas e funcionais, elas se tornam mais “instagramáveis”;

– Itens chave: garrafinhas portáteis para água, chá ou café. Pensando no consumo consciente, a ideia é substituir os copos descartáveis de plástico em casa e no trabalho;

– As canecas ou copos altos entram nesta onda, em cores e detalhes para transformar o item do dia a dia em uma opção para presentear.

“É fundamental ficar de olho em todos os segmentos, não focar apenas no seu ou, ainda, apenas na concorrência do próprio mercado. As tendências se conectam em vários âmbitos”, avisa Luiza.

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