Painel sobre comércio exterior encerra ciclo de palestras da ABCasa Fair nesta terça-feira

Silvana Scheffel Gomes, diretora executiva e de exportações da São Paulo Negócios; Diego Bonaldo, doutor em administração e professor e consultor do FIA; e Paulo Kazaks, ex-diretor da Mont Blanc e fundador da empresa de cosméticos Sweet Hair, participaram do painel “A importância do comércio exterior para a expansão do seu negócio”, coordenado pela divisão ABCasa Internacional.

Os palestrantes ofereceram orientações para lojistas e profissionais que desejam explorar o mercado internacional, com foco no segmento de casa e decoração, abrangendo desde elementos tangíveis – industrial e produtos – até aspectos de economia criativa, como arquitetura e design.

“Disposição é a principal chave para iniciar a internacionalização de um negócio”, resumiu Silvana Scheffel, com experiência de 26 anos na área. “Além disso, persistência também é fundamental porque a exportação não é algo que traz resultado em alguns meses. Temos um período de maturação, pesquisa, estudo do mercado externo e implementação de uma estratégia que pode levar de três a cinco anos para trazer retorno”, finalizou a especialista.

X