Retrô e vintage: tem diferença? Saiba tudo sobre essas tendências em alta

Estilos que despertam nostalgia, personalidade e muito charme, o retrô e o vintage seguem em alta na decoração de interiores, e apesar de muitas vezes serem confundidos, eles não são a mesma coisa. A seguir, você vai entender a diferença entre esses dois estilos, conhecer suas origens, as peças-chave de cada um e como aplicá-los de forma harmônica nos ambientes.
Qual a diferença entre retrô e vintage?
A principal diferença entre retrô e vintage está na origem dos objetos utilizados.
Vintage: refere-se a peças originais de época, geralmente com mais de 20 anos, que foram preservadas ou restauradas. São itens autênticos, com história, e por isso tão valorizados.
Retrô: é um estilo que recria visualmente os designs do passado (anos 50, 60, 70 e 80), mas com produção atual. Ou seja, são móveis, eletros e objetos novos com aparência antiga.
Como surgiram os estilos vintage e retrô?
O estilo vintage nasceu da valorização de peças antigas e da ideia de reaproveitamento, associada à memória afetiva e à sustentabilidade. Já o retrô surgiu como uma resposta da indústria à demanda estética por esse visual nostálgico, criando produtos novos com design inspirado no passado, mas com tecnologias e materiais modernos.
Você também pode gostar:
Sustentabilidade com estilo: conheça o upcycling na decoração
15 motivos pelos quais a garrafa de vidro voltou para ficar
Pé Palito: um clássico atemporal para todos os ambientes
Peças-chave na decoração vintage
Se você quer apostar em uma decoração vintage autêntica, busque por objetos originais, como:
Essas peças geralmente carregam marcas do tempo, o que reforça ainda mais seu valor estético e emocional.
Peças-chave na decoração retrô
O estilo retrô costuma ser mais acessível e versátil, já que é possível encontrar itens novos com essa estética. Entre os elementos mais usados estão:







Esses objetos trazem uma estética divertida e marcante, sem abrir mão da funcionalidade.
Por que retrô e vintage estão em alta em 2025?
O interesse por estilos que remetem ao passado cresceu nos últimos anos por diversos motivos:
✔ ️ Valorização da memória afetiva: em tempos de ultra tecnologia e “excesso digital”, elementos que remetem a outras épocas trazem conforto emocional.
✔ ️ Sustentabilidade: o reaproveitamento de peças vintage evita descartes e reduz o consumo de novos recursos. O famoso upcycling!
✔ ️ Design atemporal: muitos itens retrô têm formas e cores que continuam agradando, mesmo décadas depois. Aqueles que nunca saem de moda, sabe?!
✔ ️ Personalização: ambientes com esses estilos fogem do visual genérico, padronizado e ganham identidade.
Como usar retrô e vintage na decoração de hoje?
Incorporar esses estilos na decoração atual é mais fácil do que parece. A dica é buscar equilíbrio e harmonia:
Misture o antigo com o novo! Que tal acrescentar uma peça vintage para ser o destaque em um ambiente moderno?
Aposte em pontos de cor como, por exemplo, eletrodomésticos retrô coloridos, ótimos para dar aquele toque especial e cheio de personalidade em uma cozinha neutra.
A dica de ouro aqui é usar com moderação. Em vez de montar um ambiente todo temático, escolha alguns elementos-chave. Para isso, pesquise referências em sites, redes sociais e feiras do setor, como a ABCasa Fair, que podem ser fontes valiosas de inspiração.
Onde encontrar peças retrô e vintage?
É possível encontrar peças vintage em antiquários, brechós de decoração e feiras especializadas. Já os itens retrô estão cada vez mais populares e presentes no portfólio de marcas e expositores do setor.
Em eventos como a ABCasa Fair, é possível conhecer de perto as novidades e tendências, e fechar parcerias com fornecedores do segmento. Se você for uma empresa do segmento de decoração e artigos para casa, a próxima edição da feira é ideal para te ajudar a impulsionar seu negócio e garantir boas inspirações.
As inscrições para a próxima edição da ABCasa Fair, que ocorre em São Paulo, nos dias 13 a 16 de agosto, já estão abertas! Clique aqui para realizar seu credenciamento gratuito.