Saiba como o art nouveau está presente na decoração atual

Vamos aproveitar que as influências europeias estão na moda aqui no Blog da ABCasa – recentemente falamos sobre o estilo boudoir na decoração -, e vamos trazer para vocês tudo sobre a decoração inspirada no art nouveau.

O termo “art nouveau” tem origem francesa e significa “arte nova”. Ele surgiu na Europa (primeiramente na Bélgica) entre os anos 1890 e 1910 com foco no design, arquitetura e decoração, mas acabou influenciando também as artes plásticas.

Impulsionado pela Segunda Revolução Industrial o art nouveau substituiu a arte renascentista, até então predominante no mundo europeu. Como resultado, o estilo evoluiu a estética e as formas objetivando a originalidade.

A arquitetura do estilo nouveau ficou marcada pela exploração de materiais como ferro e vidro. As construções dos edifícios destacavam formas da natureza como cisnes, folhagens e flores.

Linhas curvas, irregulares, assimétricas e delicadas também faziam parte das características do estilo que, além da originalidade, tinha como objetivo a qualidade e a volta ao artesanato.

Embora fosse visto com bons olhos, principalmente pela elite, o estilo não durou muito tempo; afinal, era muito caro mantê-lo! Foi substituído pelo art déco, mas deixou suas características marcadas para sempre.

Estilo art noueau foi substituído pelo art déco

Decoração

As principais características do art nouveau podem ser vistas e aplicadas em diversos ambientes. São objetos, móveis, tecidos e assessórios com curvas assimétricas, formas botânicas, angulares e, claro, florais.

Materiais trabalhados em ferro, metal, madeira, pedrarias e vidros (coloridos também!) são os mais comuns na decoração pautada pelo estilo. Sabe aquelas antigas penteadeiras cheias de curvas e desenhos rebuscados? Elas são exemplos claros do art nouveau!

Além delas, outros exemplos do estilo podem ser encontrados em travessas, bandejas, cinzeiros, talheres, tapeçaria e muito mais.

Existem por aí vários tesouros do passado que sobreviveram à ação do tempo: luminárias e móveis que podem ser encontrados em antiquários e brechós. Caso consiga encontrar alguma dessas pérolas, o ideal é utilizar na decoração misturando com peças de design contemporâneo.

Confira abaixo outras características do estilo!

Móveis

Os móveis do estilo são marcados pela presença de elementos naturais e formas de animais. Por exemplo, é muito comum encontrar aparadores e mesas com pés que imitam patas de animais ou galhos de árvores e torneiras que se assemelham a bicos de pássaros.

Iluminação

Abajures, arandelas e luminárias de teto são elementos fundamentais da art nouveau. Nesses objetos o uso de todos os materiais destaques do movimento são explorados – ferro, vidro e madeira.

Escadas

O estilo é marcado por escadas curvas e com forma orgânica feitas em madeira ou ferro, geralmente adornadas por guarda-corpos também curvos.

Papel de Parede

Por fim, os papéis de parede com motivos florais e arabescos ainda são bastante utilizados nos dias de hoje.

Na época, eles possuíam uma representação de figuras repetidas e contavam com cores naturais e tons terrosos. O dourado estava muito presente para demonstrar o requinte e a sofisticação desejada na época.

Nos dias de hoje, os papéis de parede não são tão rebuscados, mas é um dos objetos mais influenciados pela arte nouveau.

X