Sétima edição do Fórum do Patrimônio Arquitetônico Brasil/Portugal acontece dias antes do UIA2020RIO

Nos dias 14 e 15 julho de 2020, pouco antes do UIA2020RIO, o Rio de Janeiro recebe o 7º FIPA – Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Brasil/Portugal, com o tema “TODOS OS MUNDOS – O patrimônio que nos une”.

O evento, que ocorre anualmente desde 2014, tem como objetivo estreitar as relações entre os dois países no que concerne à manutenção e à gestão do patrimônio edificado, para que seus legados culturais e históricos possam ser preservados.

O FIPA é destinado a pesquisadores brasileiros, portugueses e internacionais, a instituições e especialistas ligados à conservação do patrimônio e à comunidade técnico-científica. Promovido pelo IPHAN, pelo ICOMOS, pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), pela PUC-Campinas, pela UFRJ e pela Universidade Aveiro (Portugal), o evento conta com debates interdisciplinares e interinstitucionais, mesas-redondas e apresentação de trabalhos universitários.

O Fórum, que costuma ocorrer em maio, acontecerá em julho no próximo ano pela sua relação com o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que tem apoio da ABCasa.

Ao longo das últimas quatro edições, a um nível preparatório, foram discutidas temáticas relacionadas ao patrimônio arquitetônico. Às vésperas do UIA2020RIO, chega o momento de apresentar resultados e propor intervenções nos quatros eixos temáticos do Congresso: Diversidade e Mistura; Mudanças e Emergências; Fragilidades e Desigualdades; e Transitoriedades e Fluxos.

“O FIPA tem promovido debates internacionais em torno do patrimônio arquitetônico. Eles abordam os campos de decisão e da prática da arquitetura, sua interação com os aspectos de identidade, cultura, mudança e desenvolvimento diante do maior desafio do presente: o desafio social. O UIA2020RIO tem isso em todos os seus eixos temáticos, com os quais o FIPA vai tentar contribuir”, diz o engenheiro e professor Aníbal Costa, que, ao lado da arquiteta e professora a Alice Tavares, é responsável pela coordenação do FIPA em Portugal.

No Brasil, a coordenação do FIPA é feita pela arquiteta e urbanista PhD Maria Rita Amoroso. Para ela, Brasil e Portugal estão unidos pelo patrimônio. “Historicamente, os patrimônios materiais e imateriais dos dois países estão profundamente interligados e nosso maior objetivo é preservar tamanha riqueza e diversidade”, explica.

Os eventos do 7º FIPA acontecerão no Paço Imperial, no auditório do Palácio Gustavo Capanema e no Sítio Roberto Burle Marx, com aval do IPHAN.

Quer vender mais? Participe da sexta edição da ABCasa Fair, sétima maior feira do mundo e maior da América Latina de artigos para casa e decoração. A feira será realizada de 11 a 15 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Se você está busca tendências e lançamentos do mundo todo reunidos em um só lugar, com a presença das maiores empresas do Brasil, faça seu credenciamento agora mesmo. Você evita filas e garante a melhor experiência de compra do setor, que vai mudar a história de vendas da sua loja. Marque na agenda e acesse o link para o credenciamento: http://www.abcasafair.com.br

X