Setorização de produtos ganha ainda mais importância dentro da loja
Com a reabertura do comércio e as limitações de consumidores dentro das lojas, a setorização de produtos (ou departamentalização) se tornou um elemento ainda mais importante para impactar clientes.
As medidas de segurança impostas pelos órgãos de saúde em tempos de pandemia precisam ser respeitadas e o consumidor está cada vez mais atento à higiene das lojas e só vai entrar em um estabelecimento caso se sinta seguro.
“Hoje, o consumidor sai de máscara de casa e não vai aceitar entrar em lugares que não estejam seguindo as normas de higiene e segurança”, explica Viviane Taiacol, especialista em organização de lojas da Gaveta Organizada. “O consumidor também está realizando a compra mais rápida, não está ficando muito tempo na loja”, completa.
Diante deste cenário, um estabelecimento bem setorizado (organizado), onde o consumidor encontra o produto que precisa rapidamente e, ainda, realiza as chamadas compras por impulso (aquisições de última hora influenciadas pela disposição dos produtos na loja), vai se destacar no mercado.
Mas, afinal, o que é setorização?
Em poucas palavras, setorizar é organizar a loja de maneira que os produtos sejam separados por categorias e fazer com que cada setor complemente o outro, auxiliando e influenciando o consumidor na hora da compra.
É através de uma setorização bem feita que é possível aumentar o valor médio por venda e consequentemente o ticket médio da loja. Ou seja, o cliente vai comprar um conjunto de copos, por exemplo, e, ao olhar para o lado, encontra um kit de porta-copos. Sugestionado, ele acaba por levar para casa não apenas os copos, mas o kit de porta-copos para colocar em cima dos móveis.
Se em uma loja bem setorizada o cliente encontra facilmente o que procura e realiza compras por impulso, o contrário também pode acontecer. Se ele entrar em um estabelecimento e não entender como as mercadorias estão organizadas, a probabilidade de desistir de efetuar a compra é grande.
A setorização adequada para a loja vai refletir diretamente (e positivamente) nas vendas e faturamento do negócio.
Como modificar e setorizar minha loja para melhorar os resultados?
Existem diversas formas de setorizar um estabelecimento comercial. Por exemplo, em uma loja de roupas é comum encontrar ao lado das camisetas as calças e, em seguida, os sapatos, facilitando o percurso do consumidor no PDV (Ponto de Venda) e induzindo a compra, pois uma peça complementa a outra.
Cada empreendimento tem as suas peculiaridades, portanto, um estudo de layout e análise de resultados vai indicar qual a melhor tática a ser adotada ou modificada na arquitetura da loja.