Criações de Simone Oliveira são destaque em mostras de Milão e Paris

Designer mineira é presença confirmada na ABCasa Fair de agosto de 2018

Há 18 anos, um hobby mudou os rumos da carreira profissional de Simone Oliveira e de sua família. Até então, a designer mineira trabalhava na lanchonete dos pais. Nas horas vagas, reciclava filtros de café utilizados no local. Com o tempo, aperfeiçoou suas técnicas de reciclagem do material, acrescentando ao seu repertório a fibra rami, em formato de barbante, e sucatas de ferro.

Studio SImone Oliveira

O artesanato de Simone, que passou a utilizar os produtos reciclados para fazer desde luminárias a itens variados para decoração, caiu no gosto dos consumidores. “Hoje meus pais trabalham comigo e temos um espaço de quatro mil metros quadrados, onde criamos os nossos produtos, além de mais vinte colaboradores”, destaca a designer.

 

Simone tem predileção pelo que é ou será descartado, o que foi utilizado e esquecido para sofrer a ação do tempo. Nas suas mãos, contudo, o que seria lixo vira joia, luminárias e artigos para decoração que, devido ao seu requinte, alcançou as feiras internacionais.

 

 

Studio Simone Oliveira

Peça que foi destaque na feira Maison & Objet em Paris

 

Studio Simone Oliveira

Peça que foi destaque na Semana do Design em Milão

“Quando falamos que produtos tão sofisticados eram descartes, eles ganham valor. Ao evoluirmos, nossas criações deixaram de ser consideradas artesanato, pois infelizmente isso ainda é visto com preconceito. Mas, atualmente, trabalhamos com uma equipe de cinco artesãos que nos auxilia na criação das peças”, explica.

 

Para as criações, Simone e sua equipe utilizam materiais vindos de um ferro-velho de Barbacena (MG). Ela já chegou a reciclar uma tonelada para utilizar em suas peças. Tudo que não se consegue utilizar é trocado por outros materiais, fomentando a economia sustentável.

 

Ganhando o mundo com Simone Oliveira

 

Duas peças assinadas por Simone Oliveira estiveram na Semana de Design de Milão, na Itália, realizada entre 17 e 22 de abril. Além dela, mais cinco artistas do Brasil foram selecionados para exportar na mostra Be Brasil, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

A mostra ocupou o ‘Spazio Edit’ e destacou os principais atributos competitivos do design nacional – criatividade, inovação e sustentabilidade –, nos segmentos de mobiliário, design de produto, objetos de decoração, iluminação e rochas ornamentais.

 

Simone conta que sua marca é sustentada pelos pilares ecológico, sustentável e sofisticado. Muitas vezes, ela se apoia em revistas conceituadas para se atualizar sobre as tendências, tanto de cores, como das formas. “Estamos sempre lançando coisas novas. Atualmente, também fazemos palestras sobre o tema”, conta.

 

Além da mostra de Milão, no mês de janeiro cinco produtos de Simone Oliveira estiveram em exposição na Maison & Objet, maior feira de decoração e design da França, realizada em Paris.

 

A designer conta que aprecia estar presente em feiras do ramo, pois são nesses ambientes que acontecem as trocas criativas. “Muitos profissionais vêm falar comigo, como engenheiros e arquitetos. É muito importante esse contato”, diz.

Em agosto, a artista estará na terceira edição da ABCasa Fair, que será realizada entre 17 e 21 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Na ocasião, apresentará mais novidades.

Sabe onde encontrar as principais marcas, tendências e lançamentos do mercado de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas e flores? Na ABCasa Fair 2018, de 17 a 21 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Estamos preparando tudo para oferecer o melhor ambiente para lojistas e profissionais fecharem excelentes negócios. O credenciamento é rápido e gratuito! Clique aqui e inscreva-se!

X