Dia Mundial da Criatividade é celebrado em 21 de abril

Idealizador da data oficializada pela ONU destaca o valor do design na concepção de produtos

Criatividade vem do latim creatus, que significa criar. De acordo com o Dicionário Houaiss, criatividade é “a qualidade ou característica de quem é criativo; inteligência e talento, natos ou adquiridos para criar, inventar, inovar”.

Para celebrar tudo isso, neste dia 21 de abril será comemorado o Dia Mundial da Criatividade, oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Criatividade e inovação

Segundo seus idealizadores, na data celebra-se o uso da criatividade e inovação para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que a própria ONU estabeleceu em 2015 para “assegurar uma vida saudável, promover o bem-estar para todos, proteger o patrimônio cultural, reduzir impacto ambiental, gerir melhor recursos e resíduos”.

Dia Mundial da Criatividade

“Essas são apenas algumas das metas que devem ser implementadas por todos os países participantes até 2030”, destaca

Lucas Foster, founder e CEO da ProjectHub, rede que une empreendedores criativos a investidores, e responsável pelo Dia Mundial da Criatividade no Brasil – o movimento é seguido por mais de 50 países.

Aplicada ao design, a criatividade é uma poderosa ferramenta da mente humana que tem a capacidade de proporcionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Para Foster, existem profissões e setores que estão intrinsecamente relacionados à criatividade, sendo o design, segundo ele, uma das que mais dependem desse repertório para gerar resultados.

“O design está ligado diretamente à construção simbólica e intangível. Ou seja, quando um designer inicia um trabalho ou projeto, ele precisa estabelecer um conceito, a partir de seu repertório, de sua sensibilidade, e é aí que passa a depender muito de seu potencial criativo, para através de um processo, desenvolver uma solução que, além de funcional, consiga representar simbolicamente características que gerem valor intangível para determinado produto, conteúdo ou experiência”, destaca.

A terceira edição do Dia Mundial da Criatividade terá atividades gratuitas espalhadas por 13 cidades do Brasil. O evento é uma organização da ProjectHub, em parceria com a IdeaFixa e apoio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da cidade de São Paulo.

X