Tendências de papelaria: produtos para apostar na sua loja

Graças ao home office, a papelaria tem ganhado mais espaço na rotina de muitas pessoas. Mas não é de hoje que esse setor se destaca pelos números de vendas e faturamento. Em levantamento realizado pelo Compre&Confie, 746,5 mil pedidos foram realizados na categoria papelaria e livros em janeiro de 2020, um aumento de 21,3% em relação ao ano anterior. 

Por que esse setor continua em alta?

A pandemia do COVID-19  trouxe insegurança para todos os setores do comércio e a papelaria em especial passou por um período de instabilidade devido à paralisação das aulas presenciais. 

Porém, com o EAD (Ensino à Distância) e o trabalho remoto cada vez mais fortes, a papelaria passou a ser ainda mais valorizada para ajudar na organização e produtividade de diversas pessoas que tiveram que mudar suas rotinas e se aliar a itens mais manuais.

Mas não foi só a quarentena que alavancou o setor. A papelaria se reinventou e apostou em produtos de cunho mais afetivo, personalizados, que se tornaram também ótimas opções de presentes para o período de distanciamento social. A papelaria afetiva vai muito além do objeto e de como utilizá-lo. Nela, um produto é capaz de transmitir os valores da marca, despertar sensações e é a cara do consumidor.

Dicas para vendas

  • A papelaria afetiva é um dos temas que mais vale a pena para se investir tempo e dinheiro. Apostar em produtos afetivos, decorativos e que encantam o cliente não só aumentam suas vendas como transformam a sua loja em uma empresa inesquecível. Produtos que vão além da sua funcionalidade e despertam sentimentos, fazem com que a sua marca seja única e não passe batido pelo cliente.  A Revista da Papelaria conta mais sobre o tema aqui.
  • Trabalhe com o acessível e o premium. Ter variedade é um ponto crucial nesse setor, afinal, é interessante que o cliente encontre diversos produtos ao entrar ou acessar a sua loja. Isso pode incentivá-lo a comprar mais itens do que o programado.. Mas lembre-se de variar não só no produto mas também nos preços.
  • Esteja em diversos canais de vendas. Estar nas redes sociais, em um site próprio e até criar sua loja em um marketplace são boas apostas. Não elimine uma opção em troca de outra, pois quanto mais acessível sua loja estiver, mais fácil será de te encontrar.

Separamos uma matéria só para te contar tudo sobre como iniciar no setor. Clique para saber mais.

Mas afinal…

O que está em alta?

Produtos que já vinham fazendo sucesso como os planners, se mantiveram em alta. Os bullet journals também estão na lista de produtos mais procurados, graças à sua forma básica e personalizável de folhas não pautadas que atende praticamente todas as necessidades de diferentes rotinas.

Outras apostas são:

  • Caderno tamanho colegial: são um pouco menores que o caderno comum, com 19.7 x 24 cm em média. Esse caderno tem sido muito procurado por ocupar menos espaço mas ao mesmo tempo não ser tão pequeno.
  • Washi Tapes: decorativas, essas fitas fazem muito sucesso, principalmente no conceito de papelaria afetiva, que se resume ao próximo item.
  • Scrapbooks: livros não pautados para serem 100% personalizados, os scrapbooks são muito usados para álbuns de fotos.
  • Adesivos personalizados: os que levam a identidade visual da sua marca, com estampas exclusivas, por exemplo.
  • Cartões Postais: eles muitas vezes acompanham outros presentes mas também podem ser o objeto principal. Aposte em estampas e frases  criativas.
  • Blocos adesivos: esse é um clássico, mas hoje em dia eles não são mais tão óbvios e variam entre cores, formatos e estampas cada vez mais diferentes. Eles já eram muito usados para organização de rotinas e agora chegou até mesmo na decoração de ambientes!

Além desses, é claro que existem uma infinidade de outras opções de produtos que você pode e deve apostar na sua papelaria. Os nada óbvios, mas que fazem todo o sentido com esse universo. Quer ver?

Itens nada óbvios para vender na sua papelaria

  • Copos e canecas
  • Bandejas
  • Vasos decorativos
  • Porta-retratos
  • Chaveiros
  • Luminárias
  • Garrafas
  • Almofadas

Note que esses produtos contextualizam com itens tradicionais de papelaria. Eles têm uso em uma mesma situação ou momento. Isso facilita a procura do consumidor por itens que às vezes ele nem estava procurando, mas teve o interesse despertado pelo contexto criado pela sua loja.

Explore esses produtos e expanda seus negócios.

Todos esses itens mencionados no texto estão disponíveis na Vitrine ABCasa. Acesse gratuitamente e faça seu cadastro profissional.

X