Como a papelaria afetiva pode incrementar o seu negócio

Há quanto tempo você não escreve uma carta de próprio punho para aquela pessoa especial? Aquela mensagem escrita com letra trêmula e emocionada, algumas rasuras e, se fizer sentido, até perfumada.

Com a tecnologia em alta, há muito tempo escrever uma carta e enviar pelos Correios caiu em desuso. Afinal, mandar uma mensagem pelo WhatsApp é muito mais rápido, prático e instantâneo do que enviar uma correspondência.

Porém, há sempre aquelas pessoas nostálgicas que gostam de fotografar em câmeras com filme, ler livros impressos e, porque não, escrever uma carta à mão.

Esse ano de 2020 é perfeito para se aproximar das pessoas que gostamos com gestos de carinhos como esse. Impossibilitados de abraçar e de ver quem gostamos pessoalmente, ações sutis de carinho voltaram à moda.

Nesse cenário, os empreendedores precisam ser criativos e buscar alternativas para melhorar ainda mais as suas vendas. É preciso levar em conta a necessidade dos clientes de buscarem serviços que amenizem a sensação de distanciamento social.

É aí que a papelaria afetiva ganha importância!

O que é papelaria afetiva?

A papelaria afetiva promove o resgate do papel, da caneta e da escrita. É o ato de utilizar produtos que despertam a emoção, o lado afetivo do consumidor.

O resgate afetivo é feito por meio de produtos personalizados como agendas, planners, cadernos e kits para festas, por exemplo.

“Existe um movimento de desplugar e trazer de volta essa coisa do toque, do sensorial, da afetividade, das cores que acalmam, que acolhem, dessa necessidade da gente ter contato e experiências com os sentidos”, explica Mari Bueno.

De acordo com a profissional, a memória afetiva que a papelaria toca traz emoções e sentimentos, despertando a criança interior que todos temos. Ela traz a necessidade de escrever cartas, ter agenda em papel, entre outras ações que remetem ao passado.

Oportunidade de negócios

A papelaria afetiva traz para as empresas uma grande oportunidade de negócios.

São inúmeros produtos que mexem com a sensibilidade dos clientes. Cadernos pautados, agendas, canetas, blocos de notas, estojos, papéis de carta, pastas, marcadores, apontadores, lápis e muitos outros.

As cores variadas e vibrantes, assim como as estampas diferenciadas fazem sucesso!

Para os organizadores de eventos, a papelaria afetiva também se mostra uma importante aliada na hora de planejar uma festa.

Ela pode ser trabalhada na personalização de convites para aniversário, por exemplo. Sabe aquele famoso convitinho impresso que a gente entrega de mão em mão ou envia pelo Correio?

Através de uma conversa profunda com a mãe de uma aniversariante, o organizador de festas vai conhecer mais o seu cliente e pontuar as suas ações. Qual a cor preferida? Qual o tema predileto? O que não pode faltar na festa? E por aí vai…

Decorações festivas com a imagem da criança ou de algum personagem podem estampar lembrancinhas, painéis, quadros, etiquetas de potes, embalagens para docinhos, etc.

Gostou do nosso texto? Então fique ligado no nosso Blog e, lembre-se: seja qual for o seu negócio, invista na afetividade. Ela pode nunca mais sair de moda!

Credencie-se para a próxima ABCasa Fair Mostrar Aviso
shares
X