Vitrinismo e Visual Merchandising: Saiba como expor seus produtos de forma atrativa
Se você já entrou em uma loja e ficou imediatamente atraído pela exibição dos produtos ou se sentiu compelido a explorar os corredores devido à atmosfera envolvente, então você já experimentou os poderes do vitrinismo e do visual merchandising. Essas duas práticas artísticas e estratégicas desempenham um papel fundamental no mundo do varejo, criando uma conexão visual entre as marcas e seus clientes.
Na 11ª edição da ABCasa Fair reunimos diversos profissionais especialistas neste assunto. Luciana Locchi, Kaká Ribeiro e Luiza e Francisco do Vitrine Perfeita, convidados e palestrantes do evento, trouxeram informações valiosas, confira a seguir:
Foto: ABCasa Fair
Luciana Locchi, CEO da Casa Clube, especialista em Retail Design e Visual Merchandising pelo IED – Istituto Europeo di Design, com extensão em Milão, além de curadora oficial das feiras da ABCasa, destaca três pontos importantes para quem está começando um negócio na área:
Categorias: setorizar os produtos por categorias e trabalhar mini vitrines dentro da loja, que podem também ser criadas em corredores ou demais áreas.
Cross merchandising: técnica de VM onde produtos de categorias diferentes, dentro do mesmo ambiente, andam juntos. Isso estimula vendas casadas e torna a loja mais dinâmica.
“Esse método consiste na montagem de uma coleção de coordenados que fazem sentido quando reunidos e que ajudam as pessoas a verem a aplicação prática e que, portanto, impulsionam as vendas”, explica a especialista.
Entenda quem é o seu consumidor e como ele se comporta com relação ao consumo da casa: busque o que ele valoriza, o que é importante para ele no ambiente da casa, assim é possível fazer exposições mais assertivas.
Foto: ABCasa Fair
Já Kaká Ribeiro, especialista em design de varejo estratégico e visual merchandising, afirma: “Com certeza a tendência é trazer o pilar da experiência para o jogo. Hoje vivemos na era do varejo imersivo e, por isso, pensar em soluções que possam tornar a jornada de compra do consumidor especial deve ser o foco das produções”.
Kaká elencou ainda profissionais que a inspiram nesse segmento: “Algumas pessoas da área que me inspiram são Juliana Neves, da Kube Arquitetura, Juliemy Machado, fundadora da VMsp, Symone B. Rech, do Moda para ter Lucro, e Fred Alecrim, do Visão de Negócios”.
Foto: ABCasa Fair
E para ajudar nossos visitantes a conquistarem resultados melhores com produtos de Natal ao longo de todo o ano, sem ficarem reféns da sazonalidade, Luiza e Francisco, co-fundadores do Vitrine Perfeita e especialistas em visual merchandising, ensinam que qualquer loja que deseja crescer e vender mais deve aplicar o Marketing de Loja Única, a estratégia que ajuda a unir loja física e online para ser reconhecida de maneira unificada e assim alavancar as vendas e ter faturamento de Natal todo mês, considerando 03 pilares fundamentais:
ATRAÇÃO: Atrair novos clientes e causar uma boa primeira impressão.
DIFERENCIAÇÃO: Oferecer uma experiência única para a loja ser conhecida e facilmente reconhecida.
CONEXÃO: Criar um relacionamento forte com o cliente em todos os pontos de contato.
“Os 3 pilares funcionam como uma engrenagem e fazem com que a sua loja seja capaz de sair da sombra das grandes marcas para crescer no meio de tanta concorrência”, diz Luiza.
Com os depoimentos dos especialistas pudemos entender que o vitrinismo e o visual merchandising são elementos-chave para o sucesso de uma loja física. Eles combinam arte e estratégia para criar experiências visuais que ressoam com os clientes, impulsionam as vendas e constroem uma conexão mais profunda entre a marca e o público. Ao dominar essas práticas, você pode transformar suas vitrines e a disposição interna da loja em ferramentas poderosas para contar histórias, atrair clientes e melhorar a experiência de compra.
Foto: ABCasa Fair
Espaço Vitrine ABCasa
A ABCasa Fair contou ainda com o Espaço Vitrine ABCasa para expor os produtos dos nossos associados e expositores e, assim, mostrar as possibilidades de cada dentro da decoração.
A Vitrine ABCasa é um portal onde os visitantes podem ver produtos e novidades dos nossos associados durante o ano todo, mesmo após as feiras. O site facilita o processo de solicitação de orçamentos. Veja mais informações da Vitrine ABCasa no site
A ABCasa Fair
A ABCasa Fair é a feira de negócios onde moram as principais tendências de Casa e Alta Decoração. A feira conta com a presença dos principais fornecedores de Casa, Decoração, Presentes e Papelaria, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil.
A próxima edição já tem data marcada: será de 04 a 07 de Fevereiro/2024.
Gostou das dicas dos nossos especialistas? Fique de olho em nosso blog! Em breve postaremos mais conteúdos sobre as tendências e novidades apresentadas no evento.