Você sabe o que é um funil de vendas e quais resultados ele traz para a sua empresa? Entenda!
Antes, era comum as empresas adotarem estratégias invasivas para divulgar e vender os seus serviços e produtos, mas as formas de consumo têm mudado e agora é necessário entregar ao público uma experiência agradável, mais livre e que traga conhecimento.
Dentre as principais estratégias do Marketing Digital, está o Inbound Marketing ou marketing de atração, que têm como objetivo atrair o interesse de um público-alvo específico através de conteúdo digital relevante, que possa transformar um mero visitante das suas redes em um potencial cliente.
Mas, para alcançar esse objetivo, é preciso entender quais são as dores que afetam o seu público, para assim oferecer a solução mais adequada para aquele momento. É aí que o funil de vendas entra, para definir o que você deve entregar a ele e como.
Empreendedores dos mais diversos segmentos já adotaram a prática e pouco a pouco estão conquistando espaço no meio digital. Entenda como iniciar a sua estratégia!
O que é funil de vendas?
O funil de vendas é um modelo estratégico, que identifica a jornada do cliente desde o primeiro contato até o pós-venda.
Acompanhar cada etapa auxilia o empreendedor na criação de estratégias para atrair futuros clientes e a entregar conteúdo com melhores soluções para futuramente elevar os resultados comerciais das empresas.
Como funciona o funil de vendas?
O funil de vendas é um método para identificar a jornada que o cliente percorre até chegar na sua empresa e revela o quão próximo ele está de consumir o seu produto ou serviço.
Por exemplo, até que o visitante conheça a sua marca e se torne um consumidor, ele passa por diversas etapas: o primeiro momento em que ouve falar sobre a empresa, quando pesquisa para saber o que ela oferece, quando decide pela compra e por fim a recomenda para outras pessoas.
O visitante das suas redes que acabou de conhecer o seu produto está menos preparado que aquele que já pesquisou ou que já ouviu uma recomendação, ou seja, eles têm níveis de maturidade diferentes e por isso se encontram em etapas distintas do funil.
Dividido em três níveis, o funil de vendas indica o nível de profundidade das informações e ações que devem ser tomadas para sanar as demandas do público, dependendo da etapa em que ele está.
Etapas do Funil de Vendas:
Topo
Essa é a etapa de aprendizado, onde o visitante descobre que tem um problema e precisa encontrar uma solução para a nova necessidade.
Nesse momento, a empresa precisa se apresentar como autoridade na área por meio de conteúdo informativo que ajude o visitante; isso faz com que ele crie uma imagem positiva da empresa e passe a tratar os materiais da sua rede como fonte de consulta.
Quanto mais ele se permite influenciar pelo seu conteúdo, mais elevadas são as chances de ele se tornar um consumidor efetivo da sua empresa.
Meio do funil
Nessa etapa, o visitante já reconheceu que tem um problema e deseja solucioná-lo; este é o momento em que a empresa deve oferecer a ele orientações técnicas.
Visto que agora as informações são mais aprofundadas, é confortável pedir em troca do material algumas informações básicas como nome completo, e-mail e telefone; o suficiente para gerar um lead, te fazer entender com quem seu conteúdo conversa e iniciar um relacionamento.
Ofereça o material gratuitamente mesmo que ele tenha cedido informações pessoais; essa ainda é uma fase de construção da confiança.
Fundo do Funil
Esse é o ponto em que o visitante consumiu seu conteúdo, teve apoio necessário e decidiu por se tornar um consumidor.
Ele já foi qualificado e educado através do seu material e percebeu que precisa de uma ajuda profissional para solucionar o problema dele. Se você seguiu todas as etapas anteriores, certamente nessa altura já será reconhecido por ele como ume referência no assunto, uma empresa em que ele pode confiar.
Em uma pesquisa sobre os concorrentes, de certo a relação de confiança que a sua empresa criou com ele te colocará em vantagem perante as outras.
Qual a importância do funil de vendas?
Com a força do ambiente digital, hoje em dia é um consenso de que se manter ativo nesse meio é importante para os resultados comerciais, porém, por mais que gerar conteúdo, conseguir leads e metrificar a audiências de redes sociais seja importante, essas ações por si só não vão necessariamente influenciar o volume de vendas dos negócios.
É preciso antes identificar os reais motivos que levam o consumidor a optar por uma empresa e como ele chega até ela. É para isso que o funil serve: atrelado a técnicas de marketing e vendas, ele oferece ao empresário uma estimativa de resultados, aumenta a produtividade, melhora a gestão e explora as oportunidades.
Para você vender mais, uma dica imperdível: programe-se para a sexta edição da ABCasa Fair, de 11 a 15 de fevereiro de 2020, no Expo Center Norte. O credenciamento será aberto em breve!