3 passos para introduzir o hábito da mesa posta no cotidiano da sua família

Acumulando dados durante cerca de 10 anos, uma pesquisa realizada na Universidade de Columbia revelou a importância do jantar em família: quanto menos se come com a família, maior será a probabilidade de crescer com experiência alimentar negativa, se acostumando a comidas não saudáveis e desenvolvendo uma conversa ruim.

O estudo revela que a mesa posta e os minutos reservados para essa experiência podem influenciar nas habilidades de comunicação dos seus filhos e nos hábitos alimentares.

Para facilitar essa prática, a @poenamesadecor preparou 3 passos para introduzir o hábito da mesa posta no cotidiano da sua família:

  • Escolha uma refeiçãoNós todos sabemos que as famílias devem comer juntas, mas às vezes é difícil encontrar tempo. Trabalho, escola, práticas esportivas, além de outras obrigações e “prioridades”, parecem atrapalhar.

    Aproveite esse momento, no qual estamos confinados em casa, para realizar essa experiência com as pessoas que você ama!

    Estudos comprovam: as famílias que comem juntas em casa são mais felizes e saudáveis!

    É importante aproveitar qualquer oportunidade para nutrir as mentes, almas e, claro, os estômagos de todos à mesa.

    Se a sua família ainda não tem o hábito de sentar-se à mesa para as refeições, escolha uma delas (café da manhã, almoço ou jantar) para iniciar essa prática.

O mais importante é que todos saibam o significado desse momento e queiram estar ali. Para isso, avise com antecedência que você está preparando tudo com carinho e demonstre o quanto ficará feliz com a presença de todos.

Aqui vai um conselho: incentive as crianças a participar desse momento, seja do preparo dos alimentos ou com uma “função” ao arrumar a mesa. Siga essas dicas:

– Explique para a criança a importância dela a fim de garantir que a mesa fique linda, ao mesmo tempo em que deve ser ressaltado o quanto faz diferença todos desejarem estar ali.

– Torne a criança responsável por parte do processo (escolha dos jogos americanos, por exemplo)

–  Faça a criança aguardar ansiosamente feliz para que esse momento se repita no dia seguinte.

Caso o horário da refeição escolhida não tenha atendido a todos da sua casa (por exemplo, você escolheu o café da manhã e parte da família ainda dormia…), opte por outra refeição no próximo dia.

Esse é um exercício diário. Não desista!

  • Torne a MESA o centro da casaA mesa da sua casa terá o valor que você realmente der!
    Há milhares de anos atrás comida era uma questão de sobrevivência, pois ditava poder e conferia status de líder. E uma parte importante desse ritual se mantém até hoje e, a meu ver, será eterno: “Aquele que come com você, terá uma conexão com você! Quem come com você é como você.”

    Quando as mães chamam: “O jantar está pronto!”
    Ah! Isso quer dizer tanta coisa… principalmente que estamos prestes a comer. Então, larga tudo o que você está fazendo e vem para a mesa!
    Uma forma de atrair a todos e contar que o momento mais importante do dia chegou: é a confirmação da vida familiar.

    A mesa é um lugar de memórias: onde estamos, com quem somos e claramente o que somos!

    A mesa é o lugar onde a família se reúne, sendo o símbolo da solidariedade, partilha ou, na verdade, o pano de fundo para as conversas familiares.

    Se você ainda não pratica a mesa posta (por ter pensamentos como “tenho receio de que vão achar uma frescura”), saiba que na mesa até a pessoa mais inoportuna é domada!

  • Divida a responsabilidadeRecrute alguém da família para ser seu “cúmplice” nessa missão de introduzir o hábito da mesa posta na rotina da casa.

    Pode ser um filho(a) que irá escolher as peças da mesa ou o marido que será o cozinheiro do dia. Demonstre a eles o quanto você se importa com os preparativos para desfrutar desse momento na companhia deles.

    – Questione sobre o quão à vontade ficam à mesa e busque se adequar.

    – Estipule metas para serem alcançadas a curto e médio prazo (uma refeição por semana aos domingos. por exemplo, para até uma refeição diária).

Por Ana Carla – @poenamesadecor

Clique aqui e acesse o guia da Põe na Mesa Decor para facilitar a montagem de sua mesa posta.

X