Conheça o estilo Japandi, tendência que está em alta no mundo da decoração

Se você é fã do estilo escandinavo na decoração esse texto é para você! Agora, se gosta mais do estilo japonês na hora de decorar, atenção… Esse texto também foi feito para você!

Hoje vamos falar aqui no Blog da ABCasa sobre Japandi, tendência que tem feito sucesso ao misturar majestosamente dois estilos: a elegância escandinava com o minimalismo japonês.

O toque escandinavo na decoração é famoso pelo seu ar aconchegante e encantador. Isso acontece porque os países nórdicos da região escandinava (Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia) são bastante frios e, assim, criou-se uma cultura de transformar o lar em um verdadeiro ninho, aconchegante e acolhedor para morar e receber visitas.

Agora, imagine só um ambiente decorado no estilo escandinavo, com seu lado funcional e acolhedor, sendo complementado pelo espírito japonês, minimalista e zen. Imaginou?

Decoração escandinava

Esse estilo é caracterizado por linhas retas, paredes e móveis brancos, além de uma paleta de cores simples e iluminação natural abundante.

No mobiliário composto por sofás, mesas, camas e armários elementos clássicos e elegantes como a madeira se destacam. Já o aconchego fica por conta das colchas, mantas e tapetes em tecidos naturais.

As cores do estilo são compostas, além das paredes brancas, pela presença de tonalidades neutras e clássicas como cinza, nude ou candy colors nos elementos decorativos.

Decoração em estilo japonês

A decoração em estilo japonês tem como características marcantes a simplicidade, funcionalidade e minimalismo. O estilo é inspirado na cultura milenar e histórica do Japão, mas ultrapassou fronteiras influenciando arquitetos e designers do mundo todo.

Sutil, o estilo é marcado pela utilização de elementos naturais como pedra, madeira e metal. Portas de correr, ofurô e flores orientais podem ser introduzidas no ambiente, que também valoriza a luz natural (como o estilo escandinavo).

Japandi

Também conhecido como “Japanordic” ou “Scandinesa”, o estilo foi considerado o maior movimento de design em 2018. Recentemente também, o Pinterest revelou as principais tendências em diversos segmentos para 2021 e, na decoração, o Japandi foi apontado como uma das febres para este ano!

O Japandi prioriza matérias-primas naturais como madeira, vime, bambu ou ratan além de terracota, cerâmica e metal. Em uma sala de estar, por exemplo, a madeira clara de estilo escandinavo se mistura com a madeira mais escura, como carvalho ou nogueira, encontrada na influência japonesa.

Na decoração de interiores pautada pela tendência Japandi é possível optar pelo metal, couro ou até mesmo concreto, não abrindo mão de pequenos toques para aquecer a decoração como tecidos macios. Ah, e os elementos tradicionais japoneses não podem ficar de fora: lâmpadas de papel, peças em bambu, cerâmica feita à mão, tecidos em linho, entre outros.

No que diz respeito às cores, além dos tons claros encontrados na decoração escandinava (branco, esbranquiçado, bege, rosa pálido, cinza, entre outros), o Japandi oferece uma paleta de cores mais completa. O branco passa a ser acompanhado por cores suaves e mais escuras como verde, ocre, azul e cinza-acastanhado.

Outro elemento presente no estilo é o conceito Wabi Sabi, que significa “perfeição imperfeita”, ou seja, a aceitação da imperfeição e transitoriedade das coisas. Por isso, vale à pena apostar em uma decoração autêntica utilizando objetos que traduzam a sua singularidade.

Gostou do estilo Japandi? Então fique ligado aqui no Blog da ABCasa que em breve vamos falar mais sobre a tendência!

X