Dicas de tecidos e cores para a sua casa no próximo verão

O verão está chegando, e com ele uma série de cuidados para conviver melhor com as altas temperaturas que atingem o País. Com o calor, sentimos necessidade de usar roupas mais leves, frescas e alegres. Da mesma forma, a casa precisa de alguns cuidados para torná-la mais confortável e agradável nos dias quentes do ano.

Pensando nisso, vamos dar algumas dicas para você escolher as melhores opções em materiais e tecidos para decorar a casa neste verão que começa no dia 21 de dezembro. Confira! 

Cortinas

À medida em que o calor se aproxima, comece a remover as cortinas escuras e tapetes mais pesados, substituindo-os por itens mais coloridos e leves.

No caso das cortinas, lembre-se que o tecido influencia diretamente na temperatura, permitindo a entrada de menos ou mais sol, fator que irá aquecer ou não o ambiente.

A cor também é um ponto importante, principalmente nos dias mais quentes. Por isso, escolha materiais leves como linho e algodão, além de outros tecidos orgânicos, que permitem a entrada de vento, deixando o cômodo arejado.

Em relação às cores, prefira as claras, como o branco, off-white, nude, cru, tons de amarelo, entre outros, que deixam o ambiente mais fresco.

Outra dica importante é que, apesar de parecer uma boa ideia manter tudo aberto durante o dia, isso não é recomendado porque o calor que vem de fora vai causar um mini efeito estufa na sua casa.

 

 

Tapetes

É comum remover os tapetes durante o verão e guardá-los em armários ou dispensas. Mas isso não é motivo para deixar a casa com a sensação de que falta alguma coisa. Existem diversos tipos de tapetes que se adequam bem à estação. Feitos em fibra natural, sintética, chenile, náilon, entre outros materiais mais leves, eles garantem conforto, charme e beleza na casa.

Há também no mercado os tapetes com efeito térmico, que deixam o seu pé quentinho quando sair do box nos dias frios e controla o calor do piso no verão.

 

 

Almofadas

No espírito da estação quente, as estampas são grandes aliadas na hora de criar uma linda decoração de verão. Estão em alta as estampas florais, cujas referências são elementos tropicais como frutas, folhagens grandes, estampas de animais, acessórios remetendo à fauna e flora brasileira, além combinações consideradas ousadas ou inusitadas.

Quanto ao tecido, existem almofadas viscoelásticas com perfurações que facilitam a respiração, almofadas viscoelásticas com tratamentos de gel ou carbono na superfície, que permitem dissipar a sensação de calor, além de fronhas respiráveis que também podem ajudar a evacuar o calor.

 

 

Lençóis

Como dormimos com menos roupa no verão, nossa pele estará em contato com os lençóis. Por isso, o ideal é optar por lençóis de fibras naturais como o algodão, que respeita a pele e permite uma boa transpiração.

O tecido é a melhor fibra natural para bons lençóis, principalmente se for o algodão egípcio. Por outro lado, a seda também é uma boa opção, pois não absorve umidade e é muito fria para o verão, bem como bambu ou linho.

Gostou das dicas? Então, decore a sua casa e aproveite bastante a estação!

X