Marketing Olfativo: a oportunidade de negócio por trás dos aromas
Os aromas e o efeito que eles têm na vida das pessoas tem tudo a ver com tendências de Casa & Decoração. Eles são uma das formas de trazer a sensação de aconchego para os ambientes – tendência de decoração apresentada pela arquiteta e decór influencer Carolina Fachinetti neste artigo – e também podem ser utilizados para promover o bem-estar através da aromaterapia, como falamos aqui.
A versatilidade e as oportunidades por trás dos aromas, utilizando técnicas de marketing olfativo, foi o que fez com que eles se tornassem tão requisitados, gerando demanda tanto no atacado, quanto no varejo. Confira abaixo alguns benefícios dos aromas para os negócios!
Crescimento do setor de aromas e fragrâncias
De acordo com dados apresentados pelo Euromonitor International, empresa global de pesquisa de mercado, o Brasil é o segundo colocado no consumo mundial de fragrâncias, atrás apenas dos Estados Unidos.
- Somos responsáveis por 12,26% do faturamento do mercado mundial de perfumaria.
- As fragrâncias representam 22,9% do total de consumo dos produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no país.
Esses números são a prova de que estamos vivendo um momento de crescimento no interesse, por parte dos consumidores brasileiros, por aromas e fragrâncias, principalmente em busca do aconchego e bem-estar. De acordo com dados da Mintel:
25% dos brasileiros usam aromatizadores de ambiente (velas, desodorizantes com aromas relaxantes, por exemplo), para criar um ambiente aconchegante. Entre o público com 55 anos ou mais, o percentual é de 33%.
Fonte: Volant – Unsplash
Marketing Olfativo como oportunidade de negócio
A crescente demanda no setor de aromas, também trouxe oportunidades para os negócios. Com mais estudos sendo realizados neste setor, o conceito de marketing olfativo entrou em destaque como forma das empresas entregarem uma experiência de marca memorável para os seus clientes, aumentando a demanda por produtos em lotes maiores.
De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade de Rockfeller, as pessoas têm capacidade de lembrar de 35% dos odores que sentem, mas apenas 5% de tudo o que veem, e 2% de tudo que ouvem.
O que é o Marketing Olfativo?
O Marketing Olfativo é uma estratégia de marketing que utiliza aromas e cheiros para criar uma experiência sensorial e influenciar as emoções e comportamentos dos consumidores.
O objetivo é reforçar a marca, criar uma identidade única e memorável e influenciar as decisões de compra dos consumidores. De acordo com a Focus in Future, ambientes perfumados conseguem aumentar em até 80% a intenção de compra .
As fragrâncias podem ser desenvolvidas exclusivamente para uma marca ou produto, deixando uma marca sensorial na mente do consumidor.
Grandes marcas já aderiram em seu negócio e são referência em Marketing Olfativo, como a Nike, Starbucks, Melissa, Gucci, entre outras. E marcas menores também começaram a adotar essa estratégia como forma de surpreender seus clientes.
Como começar uma estratégia de Marketing Olfativo?
- Defina seus objetivos: Determine o que deseja alcançar com essa estratégia: reconhecimento da marca, melhorar a experiência do cliente, gerar emoções específicas, aumentar as vendas etc.
- Conheça seu público-alvo: Identifique quem são seus clientes e entenda suas preferências. Isso ajudará você a escolher as fragrâncias certas para sua estratégia.
- Escolha a fragrância certa: Ao lado de um bom fornecedor, selecione uma fragrância que se alinhe à marca e ao público-alvo. Pense em como você quer ser percebido e quais emoções e sensações deseja causar.
- Crie um ambiente olfativo: Identifique os pontos de contato onde irá incorporar a fragrância, como lojas físicas, escritórios, eventos ou produtos. Garanta que o aroma é agradável e sutil.
- Teste e ajuste: Realize testes com a fragrância selecionada antes de implementá-la em larga escala. Observe a reação dos clientes e faça ajustes, se necessário.
- Comunique a estratégia: Informe aos seus clientes (na embalagem e canais digitais) que você está utilizando o Marketing Olfativo como parte de sua estratégia de marca.
- Meça os resultados: Avalie se a estratégia está atingindo seus objetivos. Monitore o impacto nas vendas, na fidelidade do cliente e na percepção da marca.
Como os negócios podem se beneficiar do Marketing Olfativo?
Com o crescimento do setor, as empresas especializadas em aromas e fragrâncias podem surfar nessa onda. Ao entender o conceito de Marketing Olfativo, podem se posicionar como especialistas no tema, oferecendo produtos customizados para responderem às necessidades de cada marca, ajudando-as a atrair e surpreender cada vez mais clientes.
Já as marcas que buscam oferecer uma experiência ainda melhor para os seus consumidores, podem usar o Marketing Olfativo para atingir um novo patamar, uma vez que ele pode:
- Criar uma identidade única para a sua marca;
- Ajudar sua marca a se destacar da concorrência;
- Criar uma conexão emocional com os seus clientes;
- E, por fim, aumentar as vendas dos seus produtos.
Aromas na ABCasa Fair 2023
As oportunidades dentro do segmento de aromas e fragrâncias são infinitas e a ABCasa Fair 2023 reúne as principais empresas para trazer a maior variedade e apresentar as principais tendências em aromas, ajudando você a surpreender ainda mais os seus clientes!
Confira os expositores do setor que estarão na 11ª edição da ABCasa Fair: Proaloe Fragances, Acqua Aroma, Arome Brasil, Anova Trade, Amazônia aromas, Cia do Aroma, Dani Fernandes, Doce Aroma, Greenswet Aromatizantes, Kailash, Klaroma, Laboterra, M.Victoria Perfume Decor, Natures Personnalize, Priscila Maia Casa & Aroma, Sublime essences, Tropical aromas.
Conheça a ABCasa Fair
A ABCasa Fair está chegando! Venha visitar a feira de negócios onde moram as principais tendências de Casa, Decoração, Presentes e Papelaria.
O evento acontecerá de 18 a 22 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Ainda dá tempo de se credenciar gratuitamente, acesse o nosso site: https://abcasafair.com.br/. Quer conhecer mais sobre a ABCasa Fair? Leia o artigo que preparamos.