5 dicas para alcançar o sucesso no setor de Papelaria e Presentes Criativos

 

Fonte: Pexels

O setor de Papelaria e Presentes Criativos representa um mercado dinâmico, que precisou se reinventar nos últimos anos e que segue em rápida transformação graças à evolução tecnológica e às mudanças no comportamento dos consumidores – cada vez mais exigentes, buscando soluções personalizadas e priorizando a facilidade no momento da compra.

Em um meio tão competitivo, confira 5 dicas para atingir o sucesso com o seu negócio de Papelaria e Presentes Criativos!

1. Vá além da sazonalidade: aposte na diversificação

Uma das principais (e mais importantes) formas de manter o seu negócio rentável, principalmente considerando as mudanças vividas pelo setor nos últimos anos, é diversificando os produtos da sua loja.

Vença a barreira da sazonalidade dos produtos escolares e procure variar a sua oferta com outros itens relacionados à arte, lifestyle e até mesmo, presentes criativos que têm potencial de venda durante o ano todo.

2. Invista na papelaria afetiva

Estamos falando da força que a papelaria afetiva vem ganhando no mercado desde 2020 – confira o artigo. Mas, apesar de sabermos que o assunto não é novo, é algo que veio para ficar e que ganha cada vez mais força no setor de papelaria.

Papelaria afetiva é  o o termo usado para descrever objetos de papelaria que estimulam a memória afetiva e provocam sentimentos de nostalgia, alegria, amor e outros sentimentos positivos com base em situações passadas Esses objetos podem ser de qualquer tipo, mas geralmente são produzidos com materiais de alta qualidade e contam com um design elegante ou divertido.

Além de provocar sentimentos positivos, ela pode ser usada para decorar os ambientes, tomar notas, ajudar na organização e estimular a criatividade. Também serve como uma ótima forma de expressão de personalidade e estilo, e se tornou um verdadeiro lifestyle.

3. Ofereça produtos exclusivos ou personalizados

  • Exclusividade: procure produtos que não sejam encontrados em outras papelarias. Isso pode incluir produtos de marcas estrangeiras, produtos feitos à mão ou produtos com designs exclusivos.
  • Personalização: ofereça serviços personalizados. Isso pode incluir personalização de produtos (como gravar o nome da pessoa em garrafas térmicas ou planners), impressão de convites ou embalagens especiais, etc.

Ambas as estratégias podem ajudar a dar mais visibilidade para a marca – uma vez que eles são mais propensos a serem compartilhados nas redes sociais – aumentando sua reputação e contribuindo para o aumento das vendas.

4. Ofereça uma boa experiência de consumo

O setor cresceu 13% em vendas em 2022  e vem mudando rapidamente. Nesse movimento, são os consumidores que ditam as tendências e, com isso, as marcas precisam se manter antenadas para oferecer o que eles buscam, aprimorando cada vez mais a  experiência. Neste artigo falamos sobre a importância e trazemos algumas tendências para a experiência do consumidor.

Além de garantir a qualidade do produto, as marcas podem oferecer uma experiência surpreendente não só através de um bom atendimento, mas também da promoção de diferentes atividades que estimulam o uso dos produtos ao mesmo tempo que disseminam conhecimento, como:

  • Oficinas de lettering;
  • Oficinas de artesanato;
  • Clubes de leitura;
  • Aulas de artes para crianças em período de férias escolares.

Além disso, outras sugestões para aprimorar a experiência da sua marca, são:

  • Criar um ambiente único, fazendo com que sua papelaria seja um lugar agradável para se visitar através de uma decoração elegante e instagramável, música ambiente, aroma proprietário, funcionários amigáveis e educados, etc.
  • Faça parceria com outras empresas para agregar valor. Isso pode incluir parcerias com lojas de presentes, lojas de roupas ou empresas de eventos.
Fonte: Pexels

5. Use as redes sociais para alavancar as vendas

As redes sociais podem ser fortes aliadas em uma estratégia de aumento de vendas no setor de papelarias, especialmente com cada vez mais criadores de conteúdo surgindo. Confira algumas dicas para tirar o melhor do que elas tem a oferecer:

  • Tenha uma presença forte nas redes sociais: tenha contas em todas as principais plataformas, como Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.
  • Desenvolva conteúdo de qualidade e mantenha uma constância: poste fotos (de qualidade) de seus produtos, dicas de uso, inspirações, dicas de decoração, tutoriais de DIY, ideias de presentes criativos, etc.
  • Faça parcerias: Busque parcerias com influenciadores digitais que atuam dentro do nicho de papelarias e presentes criativos para ajudar a alcançar mais pessoas e divulgar seus produtos para um público altamente qualificado.
  • Interaja com seus seguidores: responda a comentários, dúvidas e solicitações e compartilhe conteúdo gerado por eles utilizando os seus produtos.
  • Organize sorteios e promoções: pode ser uma forma de gerar mais interesse em seus produtos e atrair novos clientes.

Papelaria e Presentes Criativos na ABCasa Fair 2023

As oportunidades dentro do setor de papelaria e presentes são infinitas, e a ABCasa Fair 2023 reúne as principais empresas para trazer a maior variedade e apresentar as principais tendências, ajudando você a surpreender ainda mais os seus clientes!

Grandes marcas estarão aqui trazendo diversas novidades e tendências, como a Zona Criativa, Uatt, Uniso, FirstColor, Fina Ideia, DAC e muito mais. Acesse o site da ABCasa Fair e confira todos os expositores destes setores. 

Conheça a ABCasa Fair

A ABCasa Fair está chegando! Venha visitar a feira de negócios onde moram as principais tendências de Casa, Decoração, Presentes e Papelaria. Aqui é o lugar perfeito para encontrar as maiores novidades que vão ajudar a alavancar o seu negócio. 

O evento acontecerá de 18 a 22 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Ainda dá tempo de se credenciar gratuitamente, acesse o nosso site: https://abcasafair.com.br/. Quer conhecer mais sobre a ABCasa Fair? Leia o artigo que preparamos.

X