Mercado de festas: o que você precisa aprender antes de ingressar
Os processos burocráticos estão cada vez mais fáceis para quem quer abrir uma empresa e começar a empreender. E quando o tema é encontrar áreas promissoras no mercado, o setor de festas é um dos mais visados devido às suas várias vertentes.
Por natureza, o brasileiro é um povo festivo e isso por si só já cria um cenário favorável. No entanto, nos últimos anos surgiram novos formatos de festas, o público se tornou mais exigente e os profissionais se especializaram em serviços para todos os tipos e estilos de comemoração.
Essas mudanças elevaram o nível de profissionalização no setor e esse, que antes era em sua maioria nutrido pela informalidade, hoje já não é bem assim. Agora, para se destacar é preciso buscar informação de qualidade, manter-se atento às tendências, ter diferencial e permanecer em constante evolução para lidar com a concorrência.
Se você é uma dessas pessoas que deseja mergulhar no universo de festas, então precisa analisar alguns pontos antes de dar esse passo.
Características do perfil empreendedor
A ideia de ter o seu próprio negócio faz brilhar os olhos de muitas pessoas, mas é necessário entender se você tem perfil para esse tipo de trabalho. Um bom empreendedor precisa ser curioso, pró ativo, analítico, perseverante e muito mais para lidar com o mercado e suas respectivas demandas.
Já sabe se você possui essas características? Calma, você não precisa ter todas e algumas delas podem ser desenvolvidas, trabalhadas e aperfeiçoadas. Se você quer entender melhor sobre esse perfil, confira aqui neste link do Sebrae.
Nichos e atuação
Já parou para pensar em quantos profissionais estão envolvidos na organização e realização de uma festa? Tem quem seja responsável pela decoração, esculturas com balões, recreação, iluminação, som, decoração de mesa, confecção de convites, cardápios, locação de móveis, arranjos florais e muito mais.
Te pergunto isso, porque muitas pessoas esquecem da amplitude do segmento e das inúmeras possibilidades que ele oferece, além da decoração em si.
Com os exemplos citados acima deu para perceber que as possibilidades são muitas, né? Pesquise sobre cada uma delas e veja qual combina melhor com a sua personalidade e objetivo.
Aqui você consegue conferir uma live exclusiva da professora de festas Lilian Ruas sobre a reinvenção e futuro do mercado de festas, onde pode ter ainda mais ideias.
Profissionais referência no segmento
Se você já sabe qual nicho corresponde aos seus objetivos, por que não descobrir quem são os profissionais mais conhecidos nele?
Essa é uma dica que pouca gente fala, mas talvez uma das mais importantes porque não existe ninguém melhor para te contar sobre o dia a dia do trabalho, além de alertar sobre obstáculos, benefícios, vantagens, compartilhar dicas, ensinamentos e, estratégicas do que quem já é experiente nele.
Felizmente, tudo isso pode estar a poucos cliques, à sua disposição nas redes sociais. Aproveite as facilidades que elas trazem e passe acompanhar esses profissionais referência para aprender o que for necessário.
Muitos desses profissionais têm cursos, aulas, e-books e outros materiais que ajudam quem está iniciando. No canal da ABCasa no Youtube, também tem muito conteúdo que pode te auxiliar.
Fornecedores
Essa é uma parceria que pode significar o sucesso ou fracasso da empresa. Saber escolher bons fornecedores vai além de encontrar quem tem o melhor preço do mercado. Eles precisam ser verdadeiros parceiros do seu negócio e ter atrativos como qualidade, atendimento pós-venda, agilidade de produção e outros. Quer saber como fazer boas escolhas? Confira esse e-book sobre como comprar de maneira correta em feiras de negócios.
Planeje-se
É hora de iniciar o planejamento e essa é uma etapa que não pode ser negligenciada, já que uma empresa sem planejamento não chega a lugar nenhum.
Nessa fase, você sabe o que quer fazer, mas precisa descobrir como e de quanto precisa para isso. Um erro comum do empreendedor, é pensar muito alto. Sim, isso mesmo que você entendeu.
Pode ser considerado um erro, porque essa é hora de definir qual é o mínimo viável para tirar a ideia do papel e lançar no mercado. O melhor é ter cautela, para não dar nenhum passo maior que o necessário.
Existe uma técnica chamada MVP do inglês “Minimum Viable Product” que te ajudará na tarefa. Saiba mais aqui.
E aí, gostou das dicas? Colocando-as em prática, você já se coloca à frente de muitas empresas iniciantes no mercado de festas. Tenha sempre em mente que o planejamento e a pesquisa são os seus maiores aliados.
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