Mesa posta de A a Z: tipos de serviços

Agora que você já sabe um pouco sobre a história da mesa, vamos falar sobre os tipos de serviços de mesa posta existentes para cerimônias, festas ou mesmo para aquela celebração particular. Confira!

À Francesa (À la Française)

Se o evento reunir autoridades, embaixadas ou personalidades internacionais, esse será o tipo mais utilizado. Isso porque ele é o mais minucioso de todos, repleto de regras e de cerimonialidades.

Também conhecido como Diplomata, o serviço à francesa requer o uso obrigatório de sousplat (item de origem francesa que significa “sob o prato”). A peça deve ser utilizada embaixo do prato, protegendo a toalha de mesa de respingos de comida.

No tipo à francesa também é necessário utilizar Placement, que são os lugares marcados e identificados com cartões ou placas indicando onde cada convidado deve se sentar.

No jantar, um (1) garçom é necessário para servir cada cinco (5) pessoas. Ele apresenta a travessa pelo lado esquerdo com os cabos dos talheres voltados para o convidado. Este se serve e reposiciona os talheres lado a lado na travessa.

Os pratos são retirados pela direita e repostos pela esquerda e o sousplat é retirado na hora de servir a sobremesa.

Elegância e exclusividade são as principais características de um jantar à francesa, realizado nos mais requintados restaurantes e residências.

À Inglesa

Também chamado de estilo anfitrião, é inspirado nos jantares familiares em que o responsável pela refeição recebe a comida por inteiro e serve os convidados individualmente.

Existem dois tipos de modalidades nesse serviço (direto e indireto) e, em ambos, o garçom é quem serve os convidados. É necessário um (1) garçom para cada duas mesas servidas.

O serviço à inglesa direto é semelhante ao serviço à francesa, porém, o garçom apresenta a travessa pelo lado direito e serve pelo lado esquerdo. É muito utilizado em restaurantes com serviços à la carte.

Já no serviço à inglesa indireto o garçom apresenta os pratos em um carrinho auxiliar conhecido como “Guéridon”. O prato é servido pelo lado direito e retirado pelo lado esquerdo.

Além de apresentar maior requinte e classe, o modo indireto reduz o desperdício, já que a comida é servida na quantidade que o convidado deseja.

À Brasileira

Claramente, é o estilo a que estamos mais habituados e que trabalhamos em nossa casa. O tradicional rodízio mescla várias regiões e diferentes costumes nacionais, podendo ser dividido em três formas:

  • Grupo pequeno de pessoas sentadas à mesa e servidas pelos anfitriões;
  • Grupo pequeno de pessoas sentadas à mesa com as travessas na mesa e cada um se servindo;
  • Grupo maior de pessoas e buffet

À Americana (tradicional Buffet)

Para quem busca praticidade e vai receber um número maior de convidados esta é uma ótima opção.

Os alimentos servidos são todos identificados e colocados em uma mesa única ou aparador.

Em uma ponta da mesa ficam os guardanapos, seguidos pelos pratos empilhados, travessas de comidas e pães. Na outra ponta ficam talheres e copos. Cada um pega o seu e as pessoas se servem à vontade.

Empratado (Sur Assiette)

Aqui, os pratos são servidos e montados na cozinha mesmo e pode ou não vir sob a “Cloche”.

O serviço é feito pelo garçom pelo lado direito e a retirada sempre pelo lado esquerdo. O sousplat é indicado e, assim como no estilo à francesa, é retirado na hora de servir a sobremesa.

Serviço volante

É informal e os convidados ficam em pé ou em lounges. O cardápio conta com pequenas porções e requer a utilização de apenas um talher.

Já se sente um expert nos tipos de serviços de mesa posta existentes? São os mais diversos para as ocasiões mais variadas, não é mesmo? Fique ligado no nosso Blog que vamos falar sobre estilos de mesa posta em breve!

X