Mesa Posta de A a Z

Hoje vamos falar sobre mesa posta: um dos grandes destaques de eventos importantes como casamentos e festas de aniversário. A arte da mesa posta também é utilizada em momentos mais intimistas e cotidianos para receber aquelas pessoas que mais gostamos.

Em linhas gerais, mesa posta é o ato de organizar elementos como talheres, pratos, taças e objetos decorativos sobre a mesa. Esse ato leva em conta não apenas a estética, mas a disposição cuidadosa de cada item sobre a mesa, facilitando na hora de servir e saborear a comida.

Vamos iniciar uma série de conteúdos superbacanas aqui no Blog da ABCasa, nos quais falaremos sobre tipos de mesa posta, estilos, como organizar os objetos e muito mais!

Para começar, vamos contar um pouquinho a história da mesa. Isso mesmo! Entenda como ela surgiu e porque, até hoje, é importantíssima para as relações humanas.

Tabula

A palavra mesa vem do latim Tabula (ou tábua) e compreende a estação de trabalho padrão da cozinha e centro de reunião onde se realizam a maioria das refeições.

As refeições são realizadas em mesas há muito tempo. Para ser mais específico, desde o terceiro milênio antes de Cristo.

Desde então, a disposição de convidados na mesa de jantar registra a hierarquia social dominante em cada época. Por exemplo, na era clássica o espaço representava um forte elo entre soberanos e seus dependentes.

Já na Grécia, as mesas eram montadas individualmente na frente de cada um dos convidados do anfitrião.

Quando ela ficou redonda?

Foi a partir da Idade Média que a mesa ganhou um novo formato com a “ajuda” da roda. Neste período, a mesa ganhou um novo papel além de ser um espaço reservado para a alimentação. Ela passou a ser utilizada para reuniões e tomadas de decisões.

Nesta época também, momentos de prazer com música, danças e narração de anedotas passaram a ser incorporados ao momento de estar à mesa.

Comer com as mãos…

Os talheres, que você escolhe com cuidado e coloca com todo o carinho na mesa, só passaram a ser utilizados no século 11. Até então, as queridas mãozinhas eram as responsáveis por levar os alimentos à boca.

A faca passou a ser utilizada no fim do século 14, na Itália. Já a utilização do garfo foi introduzida no século 16 por Catarina de Médici, rainha consorte da França.

Contudo, o garfo só foi popularizado no século 19, pois antes disso seu formato era associado ao tridente do diabo pelo clero e seu uso era condenado/evitado. Além disso, os franceses diziam também que o garfo afetava o sabor dos alimentos.

Por último, mas não menos importante, a colher foi introduzida à mesa pelo Cardeal Richelieu para sorver e apreciar melhor as sopas, já que ele não gostava de ter que beber o líquido diretamente da cuia.

Voltando à atualidade…

Hoje, receber bem é o objetivo de todo mundo que convida amigos e familiares para compartilhar momentos agradáveis. Seja café da manhã, brunch, almoço, café da tarde, jantar ou um simples churrasco, a mesa posta está presente.

Para cada tipo de refeição, existem talheres, copos e pratos específicos que devem ser utilizados. E por aí vai…

Já contamos com diversos conteúdos sobre mesa posta aqui no Blog; é só conferir cada um deles! E aguarde nas próximas postagens mais conteúdos sobre essa série especial que preparamos para você. Até lá!

X