Saiba como utilizar flores e arranjos nas festas de fim de ano

Entre os itens de decoração para se usar nas festas de Natal e Réveillon, há quem não deixe de fora os arranjos e as flores na hora de montar as composições.

Já demos algumas dicas de decoração de mesa posta para os jantares de fim de ano aqui no blog. Agora, vamos falar um pouco mais sobre flores e arranjos florais para criar composições elegantes e acolhedoras.

Confira nossas dicas e deixe o ambiente da sua casa mais vivo, bonito e colorido nas festas de fim de ano!

Aposte no natural

O pinheirinho de Natal é, sem dúvida, um dos pontos altos das decorações natalinas. Que tal, então, utilizar uma árvore natural na sua sala? Com certeza a sua decoração vai ganhar requinte e graciosidade!

Existem duas opções de árvores que você pode utilizar: a Tuia Holandesa, opção mais popular, e a tradicional Poinséttia, conhecida como Espírito Santo ou Flor do Natal.

Essa segunda opção chama bastante a atenção por possuir folhas largas e um vermelho característico, dando um toque elegante à decoração.

 

Utilize flores da estação

O ideal nesta época é utilizar as cores das flores da estação.

Leve em conta também as cores clássicas do Natal; por exemplo, o verde e o vermelho. Sendo assim, aposte nas folhagens e flores com essas cores predominantes.

Aproveite também outras cores características do Natal e do Réveillon como o dourado e tons brilhantes.

Uma dica legal é montar arranjos mesclando plantas com os próprios adornos de Natal e do Réveillon, como bola e fitas. Além disso, é possível incluir pinhas e ramos de trigo entre as flores, incrementando o arranjo.

 

Frutas e oleaginosas

Use e abuse das frutas e oleaginosas na composição da mesa da ceia.

Considere montar um arranjo utilizando travessa de vidro com flores e um cacho de uvas ou maçãs verdes, por exemplo.

Outros elementos que podem ser utilizados tanto no Natal ou no Réveillon são as nozes e as castanhas com casca.

Se a toalha da mesa de jantar for vermelha, espalhe folhas verdes sobre a mesa. Já se a toalha for verde, espalhe folhas vermelhas. O contraste das cores vai proporcionar um belo visual!

 

Cuidados

Assim como louças, copos, talheres e guardanapos, as flores não podem roubar toda a atenção da sua mesa durante as ceias.

Lembre-se que as flores devem combinar com os outros elementos da mesa: harmonização é tudo!

O ideal é que a flor ou os arranjos tenham no máximo 30 cm de altura. Se forem maior do que isso, vai dificultar a interação entre seus convidados.

Atenção também ao aroma das flores. Plantas com o perfume muito forte devem ser evitadas, pois o cheiro pode competir com o aroma das comidas e influenciar negativamente na degustação.

Opte por flores com perfumes suaves ou neutros.

Preparado para começar a cuidar dos preparativos para as festas de fim de ano? Fique ligado no nosso Blog que vamos trazer muitas dicas para você!

X