Tipos de xadrez e onde usar na decoração

Na moda, os diversos estilos da estampa xadrez já são muito utilizados e essas que são as estampas mais universais, também caem muito bem na decoração.

Aqui você vai conhecer e descobrir como usar os diferentes tipos de xadrez, um pouco da história de cada um e suas aplicações na decoração de interiores. Vale dizer que a utilização dessas estampas vai muito além do têxtil; agora é possível encontrá-las em muitos objetos e utensílios.

O xadrez possui inúmeras variações. Ele se divide em:

  • Xadrez Burberry
  • Xadrez Tartan
  • Xadrez Argyle
  • Xadrez Pied-de-Poule & Pied-de-Coq
  • Xadrez Príncipe de Gales
  • Xadrez Buffalo 
  • Xadrez Vichy
  • Xadrez Madras

Xadrez Burberry

Foi criado e patenteado pela marca que leva o mesmo nome. Composto por tons claros de bege, preto, branco e vermelho, padronagem em linhas com diferentes espessuras e texturas e é um dos mais copiados no mundo.

tipos de xadrez e como usar na decoração

homelava.com

Xadrez Tartan

Muito conhecido por estampar Kilts (traje cultural escocês), esse xadrez é marcante e pesado, por isso é recomendado que ele seja explorado com muita cautela e em detalhes de peças e decorações.

tipos de xadrez e como usar na decoração

houzz.com

Xadrez Argyle

Inspirado no estilo Tartan, esse xadrez composto por losangos e linhas pode ser encontrado em diversas composições de cor. É um dos menos encontrados na decoração de casa, mas é possível montar lindas composições com, por exemplo, a roupa de cama ou mantas para sofás e cadeiras.

tipos de xadrez e como usar na decoração

Pinterest

Xadrez Pied-de-Poule & Pied-de-Coq

Em tradução literal do francês, o estilo significa pé de galinha (Pied de Poule) e pé de galo (Pied de coq), por se parecerem com a marca deixada pelos pés desses animais na areia. A diferença entre as duas estampas está no tamanho: o primeiro tem padronagem bem pequena e o segundo é maior e mais definido.

Essa é uma estampa elegante, com um efeito visual marcante, o que pode ser cansativo. Por isso, use com parcimônia ou com menor contraste possível, como no exemplo a seguir, que foi utilizado no carpete.

Tipos de Xadrez e como usar na decoração

polyvore.com

Xadrez Príncipe de Gales

Tecnicamente conhecido como Xadrez Glen, ficou conhecido no século XIX, através de Edward VIII, o Príncipe de Gales. Esse é o tipo de xadrez que está em alta no momento, mas é atemporal. Composto originalmente por linhas irregulares em um fundo neutro como cinza ou bege, o Xadrez Príncipe de Gales traz um ar clássico à decoração.

Tipos de xadrez e como usar na decoração

aletania.com.br

Xadrez Vichy

Famoso pela estampa de toalha de piquenique, esse xadrez é delicado e um dos mais vistos nas cozinhas. Pode ser encontrado em diversas cores, mas o clássico é em vermelho e branco.

Tipos de xadrez e como usar na decoração

Vitrine ABCasa

Xadrez Buffalo

Seguindo a referência mais pesada, temos o Buffalo, um xadrez grunge, que até lembra a padronagem do estilo Vichy, mas normalmente leva fundo preto, combinado com vermelho ou branco e em tamanho maior que a Vichy. Normalmente usado em decorações natalinas, mas não se resume a apenas a época mais iluminada do ano.

Tipos de xadrez e como usar na decoralção

langegeneralstore.com

Xadrez Madras

Composto por diversas cores claras e vivas, essa estampa colorida e divertida, é bem popular no Brasil, entre os tipos de xadrez.

Fácil de explorar na decoração junina, esse xadrez também pode ser usado o ano inteiro. Para isso, a dica é usar em ambientes mais neutros, onde o destaque de cor vai ficar por conta do Xadrez Madras.

tipos de xadrez e como usar na decoração

becquet.fr

Para finalizar, veja algumas inspirações com mix de xadrez na decoração:

tipos de xadrez e como usar na decoração

amazon.com

Tipos de xadrez e como usar na decoração

rivieramaison.com

tipos de xadrez e como usar na decoração

pier1.com

Gostou das dicas? Conhecia todos esses tipos de Xadrez?

Por aqui você encontra muito mais sobre casa e decoração. Explore o Blog ABCasa!

X