35° Casacor São Paulo revela macrotendências que vieram para ficar

35° Casacor São Paulo revela macrotendências que vieram para ficar. A ABCasa esteve no evento e registrou as principais que você pode conferir na publicação a seguir.

INFINITO PARTICULAR 

O tema da edição é “Infinito Particular” tem como objetivo nos fazer pensar e projetar ambientes que priorizem o bem-estar mental, físico e espiritual. Na prática isso se reflete em ambientes repletos de linhas orgânicas, muita luz natural, elementos vazados, ambientes integrados e muito mais.

É inegável o impacto que a pandemia causou e como ela nos obrigou a olhar para dentro, seja de nós mesmos ou dos interiores. As necessidades mudaram, assim como os anseios e formas de enxergar os ambientes. Se antes eles tinham caráter transitório, agora eles são refúgios. 

É o que fica claro nas palavras de Lívia Pedreira, diretora superintendente da Casacor, sobre 35° Casacor São Paulo que revela macrotendências que vieram para fica e que serão a marca registrada dos próximos anos “O período de pandemia nos convidou a fazer um mergulho interior. E até quem não queria, foi obrigado a se deparar com a sua casa, suas dores, suas alegrias. Então a casa se tornou um macrocosmo da nossa vida. De fato, a gente ali trabalhava, estudava, provocava todas as nossas auto indulgências de bem-estar, do conforto afetivo, amoroso. Tudo isso deu origem ao grande tema que é o infinito particular” disse ela em entrevista ao Estadão de São Paulo. 

Essa narrativa também foi reforçada por Pedro Ariel, diretor de relacionamento e conteúdo da Casacor, no papo que batemos com ele que você pode conferir completo aqui

Agora, mais do que nunca, os ambientes contam histórias e elas aparecem em diferentes formatos.

LINHAS ORGÂNICAS

As linhas orgânicas  ganharam ainda mais força e surgiram em espelhos, tapetes, mobiliário e outros. Se antes elas estavam mais restritas, agora não há ambiente onde elas não possam ser vistas e trazer certa leveza ao espaço. 

Casacor São Paulo 2022

Foto: Vinicius Pittol

ILUMINAÇÃO NATURAL E DIFUSA

A ordem é deixar a luz natural entrar e ganhar o espaço. Na mostra ela apareceu em aquários de luz, jardins de inverno e mais. Já em ambientes  em que a luz natural não tinha passagem, esse resultado foi alcançado através das luzes difusas. 

Casacor São Paulo 2022

Foto: Vinicius Pittol

MATERIAIS NATURAIS

Madeira, pedra, palha e tudo que agregue beleza natural é bem-vindo. Esses materiais apareceram em diferentes ambientes, releituras, formas e composições. Eles trazem vida, sensações e texturas aos interiores e criam um visual aconchegante.

Casacor São Paulo 2022

Foto: Vinicius Pittol

INTERIORES INTEGRADOS

Como reflexo do isolamento e do distanciamento vividos nos últimos anos,  tornou-se mais habitual receber as pessoas em casa, marcar almoços, jantares e mais. 

Sendo assim, nada melhor do que ambientes integrados para não separar os convidados dos anfitriões ou o contrário. Os ambientes terão menos divisões, menos barreiras ou caso tenha, se forma despretensiosa com cobogós, por exemplo.

Casacor São Paulo 2022

Foto: Vinicius Pittol

DÉCOR AFETIVA

Sabe aquele móvel que era da sua mãe ou aquela toalha bordada a mão que veio da casa da sua avó, ou que tenha qualquer outra origem e história que o torne especial? Esse estilo de design retrô também aparece na décor, mas repaginado com uma pintura diferente e adornos contemporâneos. 

Essas são as macrotendências que com certeza terão vida longa no universo do morar e que  todo profissional da área precisa acompanhar para aprender a trabalhá-las com autenticidade. 

Essas tendências já estão surgindo em itens decorativos dos principais fabricantes e importadores do país que podem ser vistos na próxima edição da ABCasa Fair, a maior feira de casa e decoração da américa latina que reúne mais 450 empresas do setor no Expo Center Norte em São Paulo. Participe!

X