Bordado é tendência de decoração. Veja como usar!

bordado é tendência

Bordado é tendência e desperta memória afetiva, além de levar delicadeza para os ambientes decorados.

O principal painel de ideias e inspirações que existe, o Pinterest, lançou no fim do ano passado o seu relatório de tendências para 2021, o Pinterest Predicts.

O estudo relevou o que estaria em alta nos mais diversos segmentos, inclusive no mundo da decoração e do design, como já falamos aqui no Blog da ABCasa.

Um dos segmentos mencionados pelo relatório foi o de hobbies, que colocou entre as principais atividades para 2021 o artesanato. A prática retornou à moda, uma vez que as pessoas estão buscando cada vez mais na plataforma atividades manuais.

Termos como “bordados coloridos”, “noções básicas de crochê” e “bordado estético”, estão sendo muito buscados. Seja adquirido de um artesão local, ou produzido pelo próprio morador o bordado fica muito bem em uma decoração retrô. Porém, nada impede que os objetos sejam utilizados em composições mais modernas.

O bordado pode ser visto na cortina, por exemplo, ou em almofadas, fronhas, lençóis, toalhas e, acredite, até em quadros pendurados na parede.

E já que o bordado é tendência, hoje vamos falar sobre a técnica utilizada na decoração de ambientes. Pode-se usar peças bordadas de muitas formas e inseri-las na decoração nas mais variadas maneiras. Confira!

Boho e bastidores

Um estilo de decoração que combina muito com o bordado é o boho, que é influenciado por várias tendências – aqui para conferir. Por isso, é comum encontrar o bordado no bastidor, pendurado na parede.

Para quem não sabe, os bastidores são utilizados para esticar o tecido em que o bordado é feito. Podendo ser removido após o trabalho ser concluído. Mas, eles também podem ser utilizados como “moldura” para o desenho

Algumas lojas que vendem produtos para bordados livres já possuem tipos de bastidores específicos para serem utilizados na decoração e pendurados na parede!

Apoio de mesa

O bordado no bastidor também fica bacana na decoração de mesas, prateleiras ou aparadores, por exemplo. Para isso, é preciso de um suporte adequado ao tamanho da peça. Você também pode simplesmente deixar encostado em alguma superfície.

Os bastidores usados como quadrinhos, dispostos em móveis ou na parede agregam muito charme à decoração. Isso nos leva ao próximo tópico…

Quadros

Quadros são muito bem-vindos na decoração, não é mesmo? Que tal, então, transformar o tecido bordado em uma obra de arte? Basta pegar o trabalho e pregar em uma estrutura de tela de madeira.

A peça vai ficar diferente e dar um toque original e único ao ambiente!

Almofadas

Se você pretende realizar seus próprios trabalhos, use e abuse da criatividade para bordar capas de almofadas! Pense em todos os elementos da decoração e crie harmonias incríveis.

Aqui vale passear pelo Pinterest e pesquisar outras técnicas como o macramê e o crochê, por exemplo, para fazer combinações diferentes.

O bordado é tendência mas, mais do que isso, é uma técnica milenar. Por isso, apostar nessa arte para sua decoração envolve afeto e muito estilo.

Peças bordadas despertam a memória afetiva das pessoas. Muitas vezes rementem à casa da avó, além de levarem um ar de delicadeza para qualquer ambiente decorado.

X