Decoração lúdica: como montar um quarto dos sonhos para crianças

A decoração lúdica conta com itens descontraídos que deixam os cômodos com ar mais vivo e alegre. Fizemos uma listinha do que não pode faltar em um quarto decorado nesse estilo. Confira e se inspire!

A decoração lúdica tem espaço, principalmente, nos quartos infantis – seja de bebê ou de criança já crescida. O conceito “lúdico” está relacionado a brinquedos e atividades que promovem a diversão, além de brincadeiras e objetos para promover o aprendizado.

Por isso, o quarto decorado no estilo lúdico proporciona, primeiramente, o conforto proporcionado à criança, e também permite que ela se desenvolva ali, aprendendo com todos os elementos do ambiente.

Se existe algo mágico, encantador e sem limites é a imaginação infantil. Para as crianças, um objeto qualquer se transforma em uma espaçonave, uma boneca, um super-herói e até em um carro de corrida… É um mundo à parte, cheio de descobertas e criatividade que inspiram esse estilo de decoração marcante: o lúdico.

Confira nossas dicas para usar esse estilo:

Cores e mais cores

Decoração Lúdica

Uma decoração lúdica que se preze é composta por cores marcantes! Elas são muito importantes para deixar o espaço mais atrativo e estimular a criatividade – e concentração – dos pequenos.

É claro que é preciso tomar cuidado para não deixar o ambiente muito carregado e sem harmonia, evitando gerar desconforto.

Disponha móveis coloridos e as crianças vão se sentir muito atraídas pelo espaço. Ou, então, pinte uma parede com cores chamativas e utilize um tapete confortável e almofadas com estampas vivas.

A composição fica linda!

Formas

As formas também são características de destaque da decoração lúdica. Além de deixarem o quarto mais divertido, é possível aproveitar móveis editáveis. Por exemplo, os que permitam explorar bem o espaço disponível e ainda trazem maior conforto.

Aposte em peças com linhas curvas que, além de deixarem uma sensação leve de movimento, tornam o ambiente mais atraente. Utilize móveis sem cantos, pois eles eliminam os perigos para as crianças.

Papéis de parede

O quarto lúdico deve ser modificado conforme o desenvolvimento da criança. Hoje ela até pode gostar do Homem Aranha, mas, amanhã pode mudar de personagem.

Por isso, um elemento coringa para ser utilizado na decoração é o papel de parede. Use-o no ambiente com desenhos e elementos característicos para cada idade e gosto da criança. Depois, é só ir trocando sem grande custo e com muita praticidade.

Cantinho para criação e desenvolvimento

Decoração Lúdica

O quarto da criança é um espaço importante da casa onde ela pode se expressar livremente e vivenciar cada fase da melhor maneira possível. Pensando nisso, uma mesinha para que a criança faça seus desenhos com lápis de cor e giz de cerra é uma boa opção para dar asas à imaginação.

Outra ideia é espalhar grandes almofadas, preparando um local para dispor livros chamativos e, assim, estimular o hábito da leitura.

Móveis lúdicos

Decoração Lúdica

Sem dúvidas, a cama é o astro do quarto infantil! Por isso, escolher o móvel inspirado em algum personagem que a criança goste ou elementos favoritos (um carro de fórmula 1, por exemplo) é perfeito. Existem camas nos mais variados formatos: casa de bonecas, casa na árvore, espaçonave, carros, personagens e por aí vai…

Sonhe

A imaginação é quem dá a direção da decoração lúdica. Então, crie, transforme, imagine, sonhe… Aproveite luminárias, brinquedos, números, letras, móveis multifuncionais, adesivos, prateleiras, nichos, armários, castelos, barcos, lousas, piscina de bolinhas, etc. etc. etc.

Gostou das ideias e dicas? Esse é um estilo cheio de vida e divertido de trabalhar. Mas afinal, o que é lúdico para você?

Mostrar Aviso
shares
X