Tendências do Design Brasileiro: como aplicar e inovar em seu negócio

 

O cenário do design brasileiro tem sido uma rica fonte de inspiração e criatividade, refletindo a diversidade cultural do país. À medida que novas tendências emergem, empresas inovadoras como a Orí Design de Interiores, fundada por Jorge Oliveira e Thais Melo, lideram o caminho, transformando espaços e redefinindo a estética contemporânea. 

Foto: ABCasa Fair

Com um olhar atento para o futuro do design de interiores e decoração, a Ori elencou algumas das tendências mais promissoras no cenário brasileiro. Eles compartilharam suas descobertas em um talk com o tema “Design Brasileiro, Cor e Criatividade!” na 11ª edição da ABCasa Fair, trazendo à tona as referências e inovações que estão prontas para inspirar e transformar nossos espaços.

  1. Sustentabilidade e Materiais Naturais

O design brasileiro está cada vez mais voltado para a sustentabilidade e isso é evidente na preferência por materiais naturais e técnicas de produção eco-friendly. Essa abordagem não apenas contribui para a preservação ambiental, como também adiciona um toque de autenticidade e calor aos espaços. 

Reforçando essa tendência, trouxemos anteriormente um texto com a arquiteta Alessandra Olivastro, onde você poderá conhecer mais sobre o tema.

  1. Fusão de Culturas e Cores Vibrantes

A rica herança cultural do Brasil é uma fonte inesgotável de inspiração para designers. A mistura de influências indígenas, africanas, europeias e asiáticas resulta em uma estética única e vibrante, com uma combinação de padrões ousados e cores vivas que refletem a alma do país.

  1. Minimalismo com Personalidade

Enquanto o maximalismo sempre teve um lugar especial no design brasileiro, uma abordagem mais minimalista tem ganhado destaque nos últimos tempos com elementos que contam histórias, como peças artesanais e obras de arte locais. Isso cria espaços com uma sensação de serenidade ao mesmo tempo em que mantém uma conexão com a cultura e a história brasileiras.

  1. Tecnologia e Artesanato

O casamento entre tecnologia e artesanato é uma tendência que está redefinindo o design de interiores no Brasil. O uso inteligente da tecnologia nos produtos, combinando-o habilmente com técnicas artesanais tradicionais, resulta em móveis e decorações que são tanto funcionais quanto visualmente cativantes.

  1. Conforto e Aconchego

Em um mundo cada vez mais agitado, o anseio por espaços que transmitam conforto e aconchego é uma tendência forte. O uso de texturas suaves, iluminação acolhedora e mobiliário ergonômico pode criar uma sensação de bem-estar em cada espaço.

A influenciadora digital e arquiteta Carolina Fachinetti, em seu texto sobre “6 tendências de decoração com Carolina Facchinetti”, também destaca a importância de elementos como texturas suaves, iluminação acolhedora e mobiliário ergonômico para criar uma sensação de bem-estar em nossos lares. É uma convergência de ideias que ressalta a relevância de tornar nossos espaços não apenas bonitos esteticamente, mas também acolhedores e reconfortantes.

A ABCasa Fair

A ABCasa Fair é a feira de negócios onde moram as principais tendências de Casa e Alta Decoração. A feira conta com a presença dos principais fornecedores de: Casa, Decoração, Presentes e Papelaria, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil.

A próxima edição já tem data marcada, será de 04 a 07 de Fevereiro/2024.

E você está pronto para se encantar com o mundo da papelaria e do lettering? Não perca a oportunidade de explorar a beleza e a criatividade desse universo. Confira nosso próximo texto!

X