Dicas para lojistas de produtos esotéricos

Os produtos esotéricos se destacam pela beleza e variedade de itens, se tornando um case no grande segmento de vendas. Entender que este tipo de artigo é muito procurado pelo público que busca terapia, bem-estar, cura e transformação é essencial para disponibilizar um portfólio diversificado que atenda ao que os consumidores estão buscando. 

Produtos esotéricos ou “zen”, como também são chamados, são itens que estão relacionados ao bem-estar e a espiritualidade, como incensos, cristais, óleos essenciais, objetos de decoração e muito mais! 

Se você é lojista deste segmento e quer saber como atrair mais clientes, acompanhe as dicas essenciais que preparamos.

Conheça bem o seu público

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing funcionar é a análise de público-alvo. Assim, é provável que a divulgação da sua loja tenha mais êxito e lhe proporcione um bom fluxo de clientes. Sabemos que os consumidores de produtos esotéricos podem variar significativamente em termos de idade, interesses e crenças. Por isso, uma pesquisa de mercado pode ajudar a direcionar melhor o público que poderá comprar na sua loja, seja presencialmente ou online.

Mostre o sensorial dos seus produtos nas redes sociais

De um modo geral, os artigos esotéricos estão ligados a experiências sensoriais e visuais, que são atrativas aos público. Aproveite este fato para usar nas redes sociais imagens e vídeos envolventes que capturem a essência dos seus produtos. Mostre cores, texturas e símbolos que se comuniquem com seu público e despertam curiosidade. 

Parcerias com criadores de conteúdo

Faça o mapeamento de criadores de conteúdo da sua cidade que possam gostar do segmento “zen” e faça o convite para parcerias e divulgações das redes sociais da sua loja. O formato da parceria pode variar desde stories, postagem em conjunto (collab) ou visitas à loja, apresentando os produtos da sua empresa. O marketing de influência é uma ótima estratégia para impulsionar vendas e alcançar novos clientes.

Campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing também é uma excelente alternativa para se comunicar com essa base de clientes! Envie periodicamente newsletters com informações relevantes sobre seus produtos, promoções especiais, conteúdo exclusivo e dicas relacionadas ao setor. 

Embalagem dos produtos

Se tem algo que cativa os clientes e faz com que eles voltem a comprar na loja são as embalagens criativas. Esta atitude reforça o branding da empresa, demonstrando a preocupação com o cliente no pós-venda, além de ser uma ótima ferramenta de marketing, pois as embalagens bonitas são compartilháveis nas redes sociais e chamam a atenção nas ruas. Pense em embalagens visualmente atraentes que possam destacar seus produtos nas prateleiras e tornar a experiência de desembalar mais memorável.

Programas de fidelização

Tem coisa melhor do que ter vantagem em algo que você já comprou uma vez e voltaria a comprar novamente? Esta é a lógica dos programas de fidelidade de empresas, que proporcionam recompensa para incentivar os clientes a fazerem compras repetidas. Esta é uma boa estratégia de marketing para oferecer descontos exclusivos, brindes ou pontos de recompensa para cada compra, aumentando a recompra de clientes fiéis e a adesão de novos clientes.

Datas comemorativas

Os produtos esotéricos são atemporais e válidos para todo o ano, o que é uma boa para o lojista, que pode ter vendas regulares sem a necessidade de datas comemorativas. No entanto, aproveitar os picos de venda nessas datas especiais pode ser uma excelente estratégia de marketing, principalmente se for para vender peças que normalmente não saem na loja. Monte kits focados nas datas comemorativas, como dia das mães, dia dos namorados, Natal, amigo secreto e crie o desejo no cliente de comprar os kits para presentear pessoas especiais.

Tenha parcerias com empresas de nichos similares

Uma boa estratégia de marketing para os lojistas de produtos esotéricos são as parcerias com empresas de nichos similares ou complementares, desta forma, é mais viável a conquista de novos clientes que já são habituados à temática, por exemplo: estúdios de yoga, terapeutas holísticos, astrólogos, tarólogos ou praticantes de Reiki. 

Conheça todas as novidades do setor de casa e decoração de 2024

A 13ª edição da ABCasa Fair já tem data marcada! A ABCasa Fair é uma feira de negócios B2B (Business-to-Business) voltada ao comércio entre empresas, e por isso, entre o público apto a visitar o evento é composto por lojistas com CNPJ ativo e profissionais do setor que possam comprovar atuação. 

O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, de forma totalmente gratuita aos profissionais e lojistas do setor. 

Na feira é possível conhecer todas as novidades do setor de casa e decoração em diversos segmentos, ter acesso aos melhores fornecedores, assistir palestras com grandes especialistas e fazer muito networking.

Saiba mais sobre a feira diretamente no site: www.abcasafair.com.br 

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