Estilo provençal é marcado por toques de romance e delicadeza

Hoje vamos falar de um estilo que surgiu na… França! Se você acompanha o Blog da ABCasa regularmente deve ter visto que falamos recentemente sobre uma série de tendências originadas ou influenciadas fortemente pelo país europeu: estilo boudoir, art nouveau, art déco, entre outros.

O estilo de hoje é o provençal, que surgiu na cidade de Provença, localizada no sul da França, por volta do século XVI. Reza a lenda que os camponeses que viviam na região começaram a produzir seus móveis se inspirando na riqueza das peças luxuosas e da decoração Rocaille – queridinha da nobreza francesa.

Como eles não conseguiram manter o luxo dos móveis reais – afinal, não dispunham de tantos recursos -, os camponeses fizeram adaptações que, aliadas à vida campestre, resultou no estilo provençal.

 

Principais características

Os móveis que surgiram pelas mãos dos camponeses de Provença não tinham a grande quantidade de detalhes dourados e entalhes rebuscados como as peças de sua inspiração. Logo, os móveis provençais ficaram marcados pelo seu acabamento fino e pelas suas linhas curvas e sinuosas.

As peças do estilo também apresentam detalhes entalhados mais simples e apliques em madeira. Muitas delas são tratadas com técnicas de decoupage, uma espécie de pátina… E é justamente a pátina que confere ao mobiliário um toque vintage cheio de estilo!

O estilo provençal une romantismo, delicadeza e rusticidade, características que, juntas, promovem uma deliciosa viagem no tempo!

A influência romântica no estilo pode ser vista na presença de flores, tons claros e preferência por objetos delicados e suaves na decoração. Já a vertente rústica é marcada, principalmente, pela presença de madeira e móveis envelhecidos.

Se a sua ideia for decorar um ambiente com suavidade e toques de romantismo, o estilo provençal é perfeito! Os espaços vão ficar muito mais bonitos e aconchegantes! Agora, continue a leitura que vamos destacar mais características do estilo.

 

Cores

No que compete às cores o estilo provençal tem a leveza como objetivo, por isso não são utilizadas cores muito fortes e escuras na composição dos ambientes. Assim, os tons pasteis marcam o estilo pela suavidade e delicadeza.

Boas opções de cores para se trabalhar nos ambientes são lavanda, verde, rosa e azul-claro, por exemplo. Os tons podem ser utilizados em paredes, móveis ou mesmo nos objetos decorativos.

 

Flores

Por falar em delicadeza, as flores também estão presentes no estilo provençal. Isso se deve a sua origem, quando os camponeses tinham acesso fácil a elementos naturais, principalmente as flores.

Com o passar do tempo e até os dias de hoje, é comum encontrar elementos florais em louças, papeis de parede, quadros, revestimentos de poltronas e sofás e até nos tecidos de mantas e almofadas.

É comum encontrar estampas no estilo Toile de Jouy, que surgiu no século XVII, na decoração provençal. Elas são caracterizadas por desenhos que retratam a vida no campo, geralmente em cores vermelha, azul ou preta aplicadas em um fundo branco.

Os locais mais comuns para se encontrar o Toile de Jouy são em estampas de papéis de parede ou em tecidos como linho e algodão.

 

Texturas

E já que falamos de tecidos com textura, eles podem ser incorporados na decoração provençal lindamente! Que tal utilizar o jacquard em travesseiros, colchas, tapetes ou nos revestimentos dos sofás e poltronas?

 

Móveis

Obviamente, os itens que deram origem ao estilo não podem ficar de fora da decoração! Os móveis utilizados na época em que o estilo provençal surgiu hoje são considerados móveis antigos e devem aparecer nos cômodos decorados no estilo.

Os móveis antigos, com pintura pátina, em tons claros e com bastantes detalhes em marcenaria levam aos ambientes uma deliciosa sensação de aconchego!

Ah, e você se engana se acha que os móveis provençais são apenas aqueles de madeira… O ferro forjado também está presente!

Sabe aquelas peças como cadeiras, vasos e lustres? Pois elas são ótimas representantes do estilo provençal e podem ser aplicadas em diferentes locais, especialmente em ambientes externos.

 

E aí, gostou do estilo provençal? Então fique ligado aqui no Blog da ABCasa e saiba tudo sobre as principais tendências em decoração e design. Até a próxima!

X