Folhas secas: 4 ideias de como utilizá-las na decoração

Com o início da primavera as flores vão ganhar mais espaço na decoração, mas para ter um visual criativo e que fuja do óbvio nossa dica é apostar nas flores secas na decor. Saiba a seguir como utilizá-las.

A primavera das folhas secas

A primavera é a estação de todas as flores, inclusive das secas que com um pouco de criatividade podem ser incorporadas à decoração e criar visuais bastante originais. 

Além de serem lindas, acabam sendo uma maneira sustentável de decorar, já que faz com que as folhas e galhos não sejam descartados e utilizados por mais tempo.

Quando se trata de flores permanentes, a vantagem é ainda maior, devido a durabilidade e variedade. Quer se inspirar e saber como utilizá-las? 

Com usá-las na decoração

Um dos pontos positivos das folhas secas na decor é a sua versatilidade por conta das cores que variam entre tons terrosos e alaranjados; e texturas que harmonizam bem todo tipo de ambiente, ocasião e até estação do ano. 

Elas podem ser usadas em todos os cômodos da casa, escritórios, festas, vitrines de loja e muito mais. 

É sobre essas ideias que vamos falar a seguir. 

Folhas secas em vasos

Elas podem ser o elemento principal ou apenas complementar o arranjo. Dê preferência para vasos transparentes e o preencha com as folhas ou apenas cubra a parte da terra com elas. 

Outra ideia é incluí-las no próprio arranjo. O visual ficará original e criativo. 

Quadros

Sabe aquelas molduras com espaço para preenchimento que são muito usadas por quem coleciona rolhas de vinho? Por quê não usá-los com folhas secas na decor? 

É muito bacana apostar nessa ideia para guardar folhas de arranjos que marcaram momentos especiais como casamentos, dias das mãe e outras. 

Além de ficar linda, torna a décor mais afetiva. 

Aromatizadores

As flores podem servir como aromatizadores, inclusive as permanentes que são confeccionadas em tecido e conseguem manter os aromas por mais tempo. 

Pingue óleo essencial diretamente nelas ou coloque-as em trouxinhas com o tecido de sua preferência, enfeite e utilize a fragrância. Elas funcionam muito bem para perfumar gavetas, por exemplo.  

Na mesa posta

Esse é um espaço que permite inúmeras possibilidades, inclusive algumas das citadas acima. 

Você pode usar tanto as folhas quanto os galhos como centro de mesa, enfeitando guardanapos e velas; ou utilizá-los em arranjos, como enfeite de bandejas, vasos e, caso sejam folhas grandes, como sousplat.

folhas secas na mesa posta

Percebeu como elas são versáteis e oferecem uma infinidade de possibilidades para serem usadas na decoração? 

Essas ideias podem ser utilizadas tanto em ocasiões do dia a dia quanto em eventos,  basta adaptá-las. Aproveite o início da primavera e use flores, folhas, galhos e outros itens desse universo com criatividade. 

Entre os associados ABCasa você encontra uma gama enorme de produtos do segmento de flores para todos os tipos de decoração.

Acesse a Vitrine ABCasa, cadastre-se e confira os lançamentos dos principais fornecedores do país.

X