O que é, em que apostar e como usar a decoração retrô

Se precisássemos escolher um bom motivo para investir na decoração retrô seria o de criar espaços com muita personalidade. Isso certamente explica por que ele é um dos estilos queridinhos entre os amantes da decoração e está sempre em alta

Com estética geralmente inspirada no décor dos anos 50,60,70 e 80, ele traz para os interiores um ar nostálgico ao incorporar releituras de peças que foram grandes símbolos do design dessas décadas, e que mescladas a outras de design atual criam composições irreverentes. 

Gosta desse tipo de estética? Então avance na leitura para entender como usá-la em diferentes espaços. 

ESTÉTICA RETRÔ E PEÇAS-CHAVE

Retrô significa “tempos passados” e representa uma quebra de padrões na arte. Essa explicação diz muito sobre a estética do estilo que conta com cores fortes e vibrantes, estampas, texturas e mais.  

Com todas essas informações pode parecer difícil saber por onde começar e como deixar o visual harmônico, mas não se procure pois tem um segredo infalível para não errar: aposte em peças-chave. 

Isso mesmo, você não precisa mudar tudo para alcançar essa atmosfera nostálgica. Apostando nas peças certas você consegue mudar a decoração de forma descomplicada. 

Veja a seguir 8 artigos decorativos que são a marca do estilo, e em seguida onde e como usá-los. 

8 PEÇAS-CHAVE DO ESTILO RETRÔ

• Eletrodomésticos coloridos

• Cristaleiras 

• Espelhos com molduras em arabesco 

• Ladrilhos 

• Penteadeiras 

• Vitrolas 

• Papel de parede estampado: floral ou poá 

Móveis pé palito

E aí, já sabe qual dessas peças gosta mais e vai investir? Então vamos para o próximo passo que é saber como e onde usá-las. 

NA COZINHA

Uma das marcas do estilo retrô são as cores vibrantes. Na cozinha essas cores dão um toque especial, tornam-na divertida e muito original. 

A cor pode e deve aparecer em eletrodomésticos como geladeira, batedeiras, máquinas de café e outros. Elas também ficam ótimas nos armários. 

E falando neles, por que não uma cristaleira colorida? Sim, por si só ela já garante o clima de casa da vovó, e se ela for colorida fica ainda mais característica. Confira as inspirações. 

@kakamoveis.decor

cristaleira vintage

Viva Decora

NO QUARTO 

Nesse estilo os quartos ganham um ar requintado. O visual é atingido através de quadros e espelhos com molduras em arabescos e lindas penteadeiras. 

Quadros e espelhos podem compor gallery walls com diferentes molduras, o que dará certa leveza ao visual. 

Quanto às penteadeiras, dê preferência para as de pé palito para não fugir da proposta. 

Inspiração Pinterest

Laurel & Wolf

NA SALA

Na sala, o lugar mais social dos ambientes, certamente não pode faltar a vitrola. Nesse caso tanto as mais tradicionais em tons sóbrios, quando releituras coloridas funcionam bem. 

O papel de parede estampado complementa o visual. Os mais característicos são os que têm estampa floral ou de poá. 

Em relação aos móveis, use a abuse dos com pé palito. Eles podem aparecer em mesas, sofás, cadeiras, aparadores e outros. 

Inspiração Pinterest

São essas as nossas dicas para te ajudar a aderir a decoração retrô. Viu como não é difícil? Basta saber no que apostar e onde usar. 

Vale lembrar que você deve levar em consideração as suas preferências. Aqui compartilhamos sugestões de onde os artigos decorativos podem ser utilizados, mas nada disso são regras absolutas. 

Agora já pode colocar a mão na massa.

Até a próxima!

 

 

Mostrar Aviso
shares
X